Venezuela está preocupada com manobras militares na Amazônia

O chanceler da Venezuela, Jorge Arreaza, expressou na última sexta-feira (1º/12) que o presidente Nicolás Maduro está preocupado com a iniciativa de realizar manobras militares em território amazônico. As declarações foram feitas durante a 13ª Reunião de Ministros de Relações Exteriores da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) que se realiza em Tena, Equador, onde também pediu aos países membros que se declarem em emergência.

Venezuela

“O Tratado e a organização do Tratado de Cooperação Amazônica deve declarar-se em emergência. O governo do Equador pode dar um primeiro passo para avançar nesse sentido. Devemos ser oportunos e pertinentes”, disse Arreaza.

No começo de novembro último, realizaram-se exercícios militares na tríplice fronteira, com o argumento de ensaiar atuações em situações de emergência humanitária dentro da região da Amazônia.

De acordo com fontes oficiais, participaram dfos exercícios militares cerca de dois mil soldados dos exércitos do Brasil, da Colômbia e do Peru. A atividade também contou com o apoio dos Estados Unidos e se realizou em Tabatinga, cidade do estado do Amazonas.

O que é a OTCA?

A Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), foi assinado em julho de 1978 e é um instrumento jurídico que reconhece a natureza transfronteriça da Amazônia e a preservação do meio ambiente.

A OTCA é uma organização intergovernamental constituída por oito países membros: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela; seu objetivo é incentivar o desenvolvimento sustentável e a inclusão social na região no marco da cooperação sul-sul, diz o sítio de internet da organização.