PCdoB fará caravanas no RS com pré-campanha de Manuela

A primeira reunião do novo diretório estadual do PCdoB RS, realizada neste sábado (02), foi marcada pelo entusiasmo dos dirigentes gaúchos com a pré-candidatura da deputada Manuela à presidência da República. O encontro aprovou cronograma de caravanas pelo estado com a pré-campanha #Manu2018 e confirmou a pré-candidatura de Abgail Pereira ao Piratini.

manue biga

O PCdoB RS pretende pegar embalo na performance de Manuela, que deverá ser expressiva no RS desde já, para construir seu projeto eleitoral de 2018. As caravanas que iniciam ainda neste mês de dezembro pelo interior do estado, além de debater as propostas para o Brasil e o Rio Grande, muitas delas com a presença de Manuela – algo já negociado com a direção nacional do partido – também servirão para organizar o partido para o pleito do ano que vem. O PCdoB pretende construir chapas competitivas para a Câmara Federal e Assembleia Legislativa, além de alicerçar o partido em mais municípios do Rio Grande já visando 2020.

"Vamos trabalhar para construir uma chapa ampla para a Câmara, que possa garantir a reeleição do nosso deputado federal, Assis Melo, e o crescimento da representação federal do partido no RS; para a eleição à Assembleia, também pretendemos crescer e ampliar nossa bancada à partir do nosso deputado Juliano Roso", defendeu adalberto Frasson, presidente do PCdoB no RS.

Os comunistas gaúchos comemoraram a pesquisa DataFolha, divulgada neste sábado, na qual Manuela já pontua com índices entre 1% e 3%, o que é considerado significativo já que fazem poucos dias que a pré-candidatura fora oficializada.

Segundo o secretário nacional de Comunicação do PCdoB, Julio Velozzo, que acompanhou a reunião, há um entusiasmo em todo o partido com a pré-candidatura. Para ele, trata-se de uma grande oportuidade de o partido apresentar seu programa, suas ideias e perspectivas para a sociedade.

PCdoB disputará "lá e aqui"

O diretório confirmou a intenção de lançar Abgail Pereira ao Piratini. "O PCdoB defende que é possível construir um outro futuro para o Brasil assim como para o Rio Grande! Para isso, vamos trabalhar pela candidatura própria ao governo do Estado e buscaremos a construção de uma frente ampla, popular e democrática pela recuperação do RS, em sintonia com a retomada de um projeto de desenvolvimento no Brasil,", disse Abgail.

Para ela, é possível construir um espaço de convergência ampla para debater um outro futro para o estado, aglutinador de diversas forças políticas e sociais comprometidas com a superação da crise, a democracia e a retomada do crescimento do Rio Grande. "A sociedade não pode mais ficar aprisionada pelo dogma de que um Estado precário, mínimo e fraco seria a solução dos problemas", sentenciou.

O partido ainda discute posicionamento para o Senado, debate que deve amadurecer nos próximos meses.

Eleito novo sistema de direção


Além de tratar da pauta política a reunião também elegeu as direções executiva e política do Comitê Estadual. Foram indicadas as prioridades regionais e os responsáveis pela construção partidária em cada região.

A ideia, segundo o secretário de Organização do PCdoB RS, Edison Puchalski, é implantar nas próximas semanas os Fóruns Regionais, que deverão ser estratégicos para o crescimento partidário no RS.

O pleno aprovou, junto com a nova direção, o Plano de Ação para o próximo período e uma estratégica e coordenação da pré-campanha presidencial de Manuela para o RS.

Comissão Política do PCdoB/RS

Adalberto Luiz Frasson
Assis Flávio da Silva Melo
Clomar Martins Porto
Cora Maria Teixeira Chiapppetta
Dilce Abgail Rodrigues Pereira
Edison Puchalski
Giovani Culau Oliveira
Guiomar Vidor
Ivandro Rodrigo Morbach – Latino
Jorge Luis Moreira dos Santos
Juliano Roso
Manuela Pinto Vieira D’Avila
Marcio Pereira Cabral
Paulete Terezinha Souto
Paulo Roberto de Freitas Jesus
Raul Kroeff Machado Carrion
Silvana Conti

Comissão Executiva Estadual do PcdoB RS

Presidência
Adalberto Luiz Frasson

Vice-Presidência
Dilce Abgail Rodrigues Pereira

Secretaria de Organização
Edison Puchalski

Secretaria de Comunicação
Clomar Martins Porto

Secretaria de Finanças/Formação
Cora Maria Teixeira Chiapppetta

Secretario responsável por PoA
Marcio Pereira Cabral

Secretaria de Movimentos Sociais
Ivandro Rodrigo Morbach – Latino

Secretaria de Mulheres
Silvana Conti

Coordenação Executiva Pré-campanha Manuela no RS

Adalberto Frasson
Marcos Puchalski
Márcio Cabral
Cris Ely
Clomar Porto
Ana Caroline
Latino