Definidos os grupos da Copa do Mundo de 2018

Em sorteio realizado hoje, 01, na cidade de Moscou, foram definidos os grupos da primeira fase do mundial do ano que vem, que será realizado na Rússia. Contando com a participação de grandes nomes do futebol mundial, como o brasileiro Cafu, o argentino Maradona e o inglês Lineker, o evento selou a sorte das 32 seleções que disputarão o torneio.

Por Thiago Cassis

grupos copa da russia

A seleção brasileira estará no Grupo E, que terá Suiça, Sérvia e Costa Rica. Os costa-riquenhos já apareceram duas vezes no caminho da seleção canarinho, em 1990, quando o Brasil venceu por 1 a 0 e em 2002, quando os brasileiros golearam por 5 a 2. Já os suiços tiveram o Brasil pelo caminho apenas uma vez, justamente no mundial realizado por aqui em 1950, naquela ocasião o selecionado europeu segurou um empate em 2 a 2, no estádio do Pacaembu. A Sérvia ainda não enfrentou o Brasil em Copas desde a dissolução da Iugoslávia.

Os anfitriões levaram alguma sorte no sorteio. A Rússia, no Grupo A, terá Egito, Arábia Saudita e Uruguai pela frente. Tirando a seleção sul americana, se der a lógica conseguem passar pelas outras duas equipes da chave.

No Grupo B acontecerá o clássico da Península Ibérica entre Espanha e Portugal, completam o grupo Marrocos e Irã. Pela Grupo C, França, Austrália, Peru e Dinamarca brigarão pelas duas vagas. Os argentinos caíram no Grupo D, e devem ter algum trabalho pela frente, já que encontrarão a sensação da última Eurocopa, a Islândia, a Croácia, que conta com uma ótima geração, e a sempre ofensiva Nigéria.

A atual campeã mundial, a Alemanha, terá México, Suécia e Coreia do Sul pelo caminho, formando dessa forma o Grupo F. Já os ingleses, campeões mundias de 1966, não são cabeça de chave, mas tem tudo para avançar de fase, já que encontrarão as, apenas medianas, seleções da Tunísia e do Panamá pela frente, a Bélgica, que vai forte para a Rússia, completa o Grupo G. Fechando os grupos da primeira fase da Copa, o Grupo H, terá Polônia, Senegal, Colômbia e Japão, compondo, o que ao menos na teoria, pode ser considerado o grupo mais fraco do mundial.

Os dois primeiros de cada grupo passam para as oitavas de final. Caso o Brasil fique em primeiro de sua chave, pode ter pela frente nas oitavas a Suécia ou o México, ou até mesmo a Alemanha, caso os alemães fiquem em segundo lugar. Seguindo a lógica, que quase nunca funciona em Copas, os franceses podem aparecer no caminho brasileiro antes da final. E caso Brasil e Argentina passem em primeiro de suas chaves, se enfrentariam apenas na grande final da Copa. A estreia brasileira acontece no dia 17 de junho, frente a seleção da Suiça, a partida acontece 15h, horário de Brasília, na cidade russa de Rostov. O primeiro jogo da Copa será entre Rússia e Arábia Saudita em Moscou, no dia 14 de junho de 2018.