Comunistas de Pernambuco são eleitos para direção do Sintepe 

Com 76,6% dos 5.631 votos apurados, a Chapa 1 – Educar e Lutar por Direitos vai conduzir os rumos do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) no triênio 2018-2020. Para Valéria Silva, dirigente do PCdoB e da CTB de Pernambuco e vice-presidenta eleita, “venceu a chapa que mais soube entender os anseios da categoria neste momento crucial da vida do país".

Comunistas de Pernambuco são eleitos para direção do Sintepe - Divulgação

Valéria explicou que hoje no Brasil “a educação pública sofre ataques de todos os lados com cortes nos investimentos e os profissionais são ameaçados de censura e impedidos de exercer a profissão em toda a sua plenitude". Ela adiantou ainda que “essa chapa foi criada pensando na luta pelo fortalecimento da educação pública e valorização da categoria ao mesmo tempo em que estamos na resistência para a volta da democracia no país”.

A chapa vencedora tem entre outros compromissos, manter a luta pela educação pública, gratuita, laica, democrática e de qualidade social em articulação com os movimentos sociais, como política estratégica na construção de um projeto de Nação soberana; promover uma grande Campanha contra a Censura, pela Liberdade de Reflexão e Expressão dos/das professores/as e estudantes; contra a Lei da Mordaça e a privatização da educação básica; realizar campanha de valorização da escola e do professor frente às políticas de privatização da escola pública e de precarização do trabalho; tornar a escola um espaço privilegiado de ação sindical e educacional, discutindo as concepções de educação emancipatória e cidadã.

Nos dias de votação, 23 e 24 de novembro, 109 urnas fixas e volantes foram distribuídas nas escolas estaduais da Região Metropolitana do Recife e do interior do estado. A Chapa 1 eleita recebeu 4.313 votos dos 5.631 votos, correspondente a 76,6% dos votos válidos apurados. A nova diretoria toma posse no dia 12 de dezembro.

Direção eleita

A direção executiva eleita está assim constituída: José Fernando Melo (CUT) (presidente); Valéria Silva (CTB) (vice-presidente); Marinalva Lourenço e William Menezes (Secretaria Geral); Uilson de Souza Macedo e Magna Katariny (Secretaria de Finanças); Zélito Passavante e Diomedes Matias da Silva Filho (Sec. De Formação Política e Sindical); Antonia Pereira Cavalcanti e Valéria Pereira da Silva (Sec. Para Assuntos dos Aposentados); Swphora Marinho de Freitas, Maria Lúcia de Oliveira e José Agripino Pereira (Sec. Para Assuntos Educacionais).

Também compõem a direção executiva eleita: Roza Pedra Rica (Secretaria de Filiação e patrimônio); Andrea Batista de Souza e João Alexandrino de Oliveira (Sec. Assuntos Funcionários/as Administrativos e Analistas Educacionais); Dilson Marques e Vânia Albuquerque (Secretaria de Comunicação): Francisco de Assis Maciel e Joanita Maria Cavalcanti (Sec. para Assuntos do Interior); Paulo Ubiratan Vieira da Silva e Ivan Rui Oliveira Costa (Secretaria de Políticas Sociais); José Severino de Barros (Secretaria para Assuntos Jurídicos) e Ronildo Nascimento (de Legislação).

Audicéa Rodrigues, com informações da CTB e Sintepe.
Do Recife