Sem apoio, votação da Previdência pode ser adiada

Sem votos para alterar as regras previdenciárias, os planos do governo de pautar a Reforma da Previdência (PEC 287/16) na próxima quarta-feira (6) podem não ser concretizados. Nesta quinta-feira (30), em evento em São Paulo, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), voltou a afirmar que faltam muitos votos e, por isso, ainda não há data para pautar a matéria em Plenário.

maia - Reprodução da Internet

Além do desgaste enfrentado pelos parlamentares que salvaram Temer das duas denúncias por crimes comuns, muitos deputados estão preocupados com uma pauta impopular como a Reforma da Previdência às vésperas de ano eleitoral.

“Se não tiver voto, não vamos marcar a data. Falta muito. A base não está articulada como deveria”, disse.

Ainda existe uma expectativa de que o texto seja colocado em votação entre os dias 12 e 13 de dezembro. Até lá, o governo espera conseguir apoio suficiente.

Para aprovar uma mudança constitucional, Temer precisará de 308 votos favoráveis à matéria. Na última votação de peso realizada na Câmara (MP 795/17), Temer venceu, mas além de um placar apertado, o peemedebista conseguiu reunir apenas 208 votos, 100 a menos do mínimo necessário para aprovar uma PEC.

No entanto, a batalha por apoio continua em plena execução. Neste domingo (3), Maia será o anfitrião de uma reunião convocada por Temer com líderes e presidentes de partidos. A ideia é mensurar o apoio real à reforma.