Prefeito de São Bernardo despeja famílias de comunidade com 30 anos

Moradores do Acampamento dos Engenheiros também reclamam de abusos e brutalidade por parte da GCM. Moradora corre o risco de ter a perna amputada.

Ocupaçao - TVT

Moradores do Acampamento dos Engenheiros, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, estão sendo despejados pela prefeitura, que toma por base um cadastro desatualizado na Secretaria de Habitação para remover a comunidade. Além disso, as 511 famílias que vivem no local denunciam abusos sofridos pelos agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

Atingida por uma bomba de gás lacrimogênio, Iranilda Maria Júlia corre o risco de ter de amputar a perna. "Quando cheguei lá, começaram a soltar a bomba, aí fui pra frente da casa. O policial olhou pra gente, jogou bomba. Agora o médico falou que está perigoso, pois a infecção pode chegar no osso e eu perco a perna", relata, em entrevista ao repórter André Gianocari, da TVT.

O auxiliar de limpeza e morador do acampamento Pedro Santos da Rocha afirma que a gestão do prefeito Orlando Morando (PSDB) é desumana. "Está sendo muito difícil. É uma cena muito cruel. Aqui a gente é tratado como bicho, e não como seres humanos. Não somos reconhecidos."

A área onde está o Acampamento dos Engenheiros, em São Bernardo, foi ocupada há mais de 30 anos. A justificativa do despejo é que as famílias não têm cadastro na Secretaria de Habitação, mas na verdade os cadastros estão desatualizados.

As ações de despejo da prefeitura começaram há um mês, para impedir uma nova ocupação que começava a se instalar no terreno. O resultado, no entanto, está sendo a retirada ilegal de todas as famílias do acampamento. "Em 2009, como a comunidade cresceu, foi feito um novo recadastramento. Mas eu estou aqui desde 2005 e estão falando que não tenho cadastro", conta a líder comunitária local Mônica Melchiades.

Uma das casas derrubadas é de Aleir Gomes, que está desempregado e não têm para onde ir. "Quando eu fui lá na Habitação falaram: 'A qualquer momento vai sair', mas não vieram explicando, já vieram arregaçando. O prefeito só é homem pra vir aqui por cima, num helicóptero, mas não é pessoa para vir aqui falar com a comunidade", afirma.

A TVT entrou em contato com a prefeitura de São Bernardo sobre o assunto, mas não obteve resposta.