CTB-RJ realiza ato nesta terça contra racismo e violência de gênero

As cariocas de luta prometem lotar a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) nesta terça-feira (28), às 16h pelos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres e contra o racismo.

Reunião do Fórum Estadual das Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais do Rio de Janeiro - Reprodução

“Essa campanha tem ajudado muito a chamar a atenção para a violência que sofremos num país tão machista e violento como o Brasil”, afirma Kátia Branco, secretária da Mulher da CTB-RJ. “Muitas mulheres são assassinadas pelo simples fato de desejarem ser livres”.

A sindicalista conta ainda que o ato na Alerj faz parte também das atividades do Mês da Consciência Negra e visa combater o racismo. “Resolvemos fazer um ato contra o preconceito e a discriminação”, reforça.

Mônica Custódio, secretária da Igualdade Racial da CTB nacional participa do ato e ressalta a necessidade de denunciar e combater todas as formas de racismo. “A população negra é constantemente ameaçada com ataques racistas e com a violência policial”, diz.

Para ela, “existe uma onda conservadora no mundo que nos leva a retrocessos impensáveis. Gente sendo vendida como escrava na Líbia, gente sendo xingada nas redes sociais e nas ruas apenas pela cor da pele. Onde vamos parar com tudo isso?”

Branco afirma ainda que o Fórum Estadual das Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais do Rio de Janeiro se reuniu na semana passada e as lideranças decidiram participar do ato desta terça e de toda a campanha dos 16 dias de ativismo.

“As mulheres são as quem mais sentem os efeitos da crise que o governo de Michel Temer aprofunda”, garante. “Precisamos nos unir para acabar com a violência, o assédio moral e sexual e toda a forma de discriminação e pressão que sofremos no mundo do trabalho e na sociedade”.

De acordo com Custódio, a mobilização está forte e esse ato também servirá como esquenta para a Greve Nacional da terça-feira (5). “Estamos nas ruas para combater o machismo, o racismo, mas também queremos a democracia de volta e os nossos direitos que estão tirando à fórceps”.

O Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro também realiza um debate sobre o Mês da Consciência Negra nesta terça-feira (18), na sede do sindicato, ás 18h30. Mônica Custódio representa a CTB. O debate também tem a participação de Éle Semog do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas e de Almir Aguiar, secretário de Combate ao Racismo da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro.