Cuba: 8 milhões de eleitores participam das eleições neste domingo

Mais de oito milhões de cubanos participam, neste domingo (26), das eleições dos delegados às assembleias municipais do Poder Popular.

Cuba eleicao 2017

Durante a semana, integrantes da Comissão Eleitoral Nacional (CEN) nos diferentes territórios centraram-se em corrigir as deficiências detectadas durante a prova geral realizada no passado domingo 19.

Essa jornada foram verificados a abertura dos colégios, suas condições e a presença das autoridades em seus postos, a transmissão de dados, o escrutínio, as comunicações e a garantia.

Segundo a presidenta da CEN, Alina Balseiro, também se somaram às ações os supervisores, colaboradores, pessoal de apoio, grupos de computou e organizações de massa que desde os bairros colaborarão com a mobilização.

Como parte dos preparativos, as autoridades eleitorais desenvolveram um amplo programa de capacitação e verificaram as listas de eleitores.

Para as eleições deste domingo a total de candidatos é superior a 27 mil, escolhidos em assembleias de nominação nos bairros e comunidades. Nesta primeira etapa sairão eleitos 12,5 mil  delegados em igual número de circunscrições, quem integrarão as 168 Assembleias existentes ao longo e largo da ilha caribenha.

O grupo etário mais representado é o de 41 a 50 anos, ainda que há pessoas de todas as idades, disse a presidenta da CEN.

Balseiro agregou que nesta oportunidade há um incremento de integrantes do setor não estatal da economia, em comparação com o processo eleitoral anterior.

Por outra parte, uns cinco mil jovens estão nominados e as mulheres constituem mais do 35 por cento do total.

O segundo turno das eleições será em 3 de dezembro naquelas circunscrições nas que nenhum dos aspirantes obtenha mais do 50 por cento dos votos válidos emitidos.

Democracia popular

Historiadores cubanos avaliam que o mais importante do fato de governar em Cuba consiste na incorporação das massas à tomada de decisões e ao controle das políticas lembradas. Asseguram que essas qualidades de votar pelo melhor por sua capacidade e fidelidade ao povo se põem de manifesto no diálogo permanente entre o eleitor e o eleito.

As primeiras eleições realizadas em Cuba foram no dia 16 de junho de 1900, na etapa da chamada república neocolonial. Em 1976 levou-se a cabo o primeiro processo eleitoral acontecido após o triunfo da Revolução cubana (1 de janeiro de 1959) do qual saíram os dirigentes às assembleias municipais do Poder Popular. Desde então, em todas as eleições celebradas tem participado mais de 95 por cento dos votantes.