O impacto de Ziraldo na obra de jovens cartunistas

Prosa, Poesia & Arte desta semana está pra lá de especial. Trata-se de uma homenagem ao cartunista brasileiro Ziraldo que acabou de completar 85 anos. Cartunista, chargista, pintor, dramaturgo, caricaturista, escritor, cronista, desenhista, humorista, jornalista… poucos circulam com tanta mestria nas mais diversas áreas como ele, por isso dedicamos o caderno todo para homenagear este mestre brasileiro.

Ilustrações em homenagem ao Ziraldo - Especial Ziraldo

Para homenagear Ziraldo, convocamos um time que entende do assunto. Os ilustradores Olavo Costa, Ronaldo Barata e Tainan Rocha toparam o desafio de reler a obra de Ziraldo com características próprias. Eles ainda nos contam de que forma o cartunista brasileiro influenciou, ou influencia, o trabalho deles.

Os desenhos foram produzidos para esta edição especial de Prosa, Poesia & Arte que conta ainda com artigos de especialistas no assunto, entre eles o desenhista e ilustrador Marcelo Campos e o quadrinista Zé Wellington.

Veja as ilustrações e os depoimentos: 

Olavo Costa

“Uma pequena homenagem ao "menino quadradinho", que era o meu livro favorito quando eu era criança. Não tem como ser ilustrador ou quadrinista no Brasil, sem ser influenciado pelo traço versátil do Ziraldo!”

Ronaldo Barata

“É muito difícil pra eu falar pouco sobre o Ziraldo. Dizer que ele é um dos grandes nomes dos quadrinhos e da ilustração no Brasil é, como dizem, ‘chover no molhado’. Sendo assim, detenho-me a dizer que ele é senhor de um traço marcante, simples em essência, mas complexo em conceito, um traço elegante que funciona tão bem tanto em charges carregadas de sarcasmo e política quanto em livros infantis, repletos de uma inocência ímpar e que influenciou e ainda influencia muitos artistas (este que vos fala, inclusive). 85 anos de muita história e muitas estórias pra contar”.

Tainan Rocha

“Tenho a obra do Ziraldo presente em diferentes etapas da minha vida e desde muito cedo. E talvez por isso que eu a veja semelhante aqueles livros ou filmes, que de tantos em tantos anos, valem a pena uma visita para se surpreender com uma interpretação e influência diferente… o cara é moderno faz tempo!”.