Temer recua e suspende nomeação de Marun, mas tem nova crise com PSDB

Depois de anunciar a nomeação do deputado federal Carlos Marun (PMDB-MS) como ministro da Secretaria de Governo, Michel Temer recuou e chamou nesta quinta-feira (23) o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para uma reunião com o próprio Marun e o também deputado Baleia Rossi (PMDB-SP) para discutirem a crise entre PMDB e PSDB pelo ministério da articulação política.

Por Dayane Santos

Carlos Marun - Sérgio Lima/Poder360

De acordo com a colunista do G1 Andréia Sadi, Maia teria dito que o governo cometeu um erro contra o tucano Antonio Imbassahy, que por enquanto ocupa a pasta da articulação política. Para ele, a demissão pela imprensa sem que Marun tivesse sido oficialmente convidado deixou o tucano constrangido.

O presidente da Câmara lembrou que o governo precisa dos votos dos tucanos para aprovar a reforma, por isso devia tratar bem Imbassahy. A executiva do PSDB informou também nesta quarta (22) que a legenda apenas “recomenda” a aprovação da reforma da Previdência, sem fechar questão sobre o assunto.

A crise entre tucanos e peemedebistas também serviu para justificar o esvaziamento do jantar oferecido pelo governo aos parlamentares nesta quarta. Com baixa adesão, o jantar mostrou que o governo não está com muita força para conseguir os 308 votos para aprovar a emenda da reforma da Previdência. Mas Baleia Rossi, líder do PMDB na Câmara, disse que o não comparecimento de parlamentares no jantar foi porque encaravam como uma desfeita do governo a não indicação de Marun para o posto.

O jogo de cena é apenas para a imprensa. A saída de Imbassahy é apenas uma questão de tempo. A decisão foi acertada com Aécio Neves, que propôs a Temer que o anúncio fosse feito somente no dia 12 de dezembro. Mas a tropa de choque de Temer, liderada por Marun, não se conteve e atropelou o acordo levando à suspensão das tratativas da substituir Imbassahy. A previsão é que o texto da reforma entre na pauta dia 6 de dezembro.

Temer aceitou, mas o grupo do PMDB pressionava pela troca imediata para empossar Marun, e acabou por atropelar as tratativas com os tucanos.

A trapalhada foi tanta, que o perfil do Planalto no Twitter chegou a publicar que Marun tomaria posse junto com Alexandre Baldy, que assume o Ministério das Cidades. A mensagem foi apagada e o governo suspendeu temporariamente as tratativas para substituir Imbassahy.

O clima, que já não era bom, azedou com os tucanos. E o governo tenta contornar a nova crise gerada.