Rachado, PSDB decide não fechar questão sobre reforma da Previdência

Em nota à imprensa, após reunião da comissão executiva da sigla, o PSDB informa que "recomenda" a aprovação da reforma da Previdência, sem fechar questão sobre o assunto.

Alberto Goldman

A decisão foi confirmada pelo presidente interino do PSDB, Alberto Goldman. A reunião foi convocada para discutir como a sigla se comportará na votação da reforma da Previdência na Câmara. E é exatamente na Câmara onde reside o maior racha tucano com relação à permanência ou não no governo de Michel Temer.

Apesar de ser um dos principais defensores da reforma da Previdência, incluindo o tema na pauta entregue ao governo Temer como uma das condicionantes do apoio ao governo do qual é fiador, o PSDB apenas recomenda a aprovação, diferente do fechamento de questão, que obrigaria os parlamentares a votar de acordo com a decisão do partido, sob pena de sofrer sanções, entre as quais a expulsão.

Goldman tentou justificar a decisão dizendo que, para fechar questão, seria necessária uma reunião entre a bancada do partido na Câmara e a comissão executiva. Segundo ele, essa reunião ainda pode ocorrer, mas não se decidiu a respeito.

"Do ponto de vista político, entendemos que neste momento cabe apenas a recomendação, e o trabalho politico vai ser feito dentro da bancada para que tenhamos, senão a unanimidade, o máximo possível da posição unitária do partido", afirmou Goldman

Ele fez questão de dizer que a decisão não representa um recuo do PSDB a respeito sobre a reforma da Previdência.

“Não é um recuo do PSDB. É uma consideração que o partido faz com a realidade que existe no Congresso. Nós continuamos com a mesma posição, mas entendemos”, declarou.