Titular da Educação do RJ chama discussão sobre racismo de “idiotice”

Cesar Benjamim fez uma postagem criticando a “racialização” do Brasil e classificando como “idiotice” uma fala de Taís Araújo sobe o racismo que crianças negras estão sujeitas no país. Ele ainda ironizou: “Atriz global linda e cheirosa”

César Benjamim e Tais Araújo; secretário de educação do RJ chama de idiotice relato de atriz sobre preconceito sofrido pelos filhos dela - Reprodução

Taís Araújo será ouvida pela Polícia por conta dos ataques racistas que sofreu nos últimos dias após vir à tona o vídeo em que ela trata, em uma palestra, sobre o racismo que crianças negras estão sujeitas no Brasil. Ainda com a investigação em andamento, o vídeo continua gerando polêmica e provocando reações preconceituosas. A última foi do secretário municipal de Educação do Rio de Janeiro, Cesar Benjamim.

Em postagem no Facebook nesta terça-feira (21), o secretário criticou o que chamou de “racialização do Brasil” e colocou em dúvida o racismo que Taís Araújo e seus filhos possam vir a sofrer.

“Nossa maior conquista — o conceito de povo brasileiro — desapareceu entre os bem-pensantes. Qualquer idiotice racial prospera. A última delas é uma linda e cheirosa atriz global dizer que as pessoas mudam de calçada quando enxergam o filho dela, que também deve ser lindo e cheiroso. Vocês replicam essa idiotice”, escreveu.

Benjamim foi extremamente criticado por conta da declaração. Internautas o lembraram do caso do jovem ator negro que foi confundido com bandidos e espancado recentemente em São Paulo mas o secretário insistiu no preconceito, afirmando que pessoas de inúmeras outras “etnias” também “apanham injustamente” todos os dias.

Até uma colunista do jornal O Globo entrou na discussão. “Impressiona o titular da pasta da Educação ser tão míope sobre o racismo brasileiro”, escreveu Flávia Oliveira.