BH: Nesta terça, ato lança a Frente Nacional Contra a Censura 

Em meio aos diversos ataques à liberdade de expressão, a Frente Nacional Contra a Censura (FNCC) será lançada nesta terça-feira (21) como parte do ato que luta pela liberdade artísitica e contra a censura.

Por Verônica Lugarini*

FNCC - FNCC

Os casos de censura vêm se tornando mais constantes com a onda de conservadorismo que atinge o país desde o impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Com Michel Temer, os ataques à liberdade artísitica e a repressão se intensificaram.

São exemplos as tentativas de proibir a exposição Painel Arteminas, em exibição no Palácio das Artes, as exposições no Queermuseu e no MAM, além dos ataques à filósofa Judith Butler em visita ao Brasil e as repressões a manifestações.

Na contracorrente desse movimento, surge a Frente Nacional Contra a Censura que denuncia violações à liberdade de expressão. Nesta terça-feira (21), às 18h, a FNCC realizará uma mobilização contra a censura em Belo Horizonte (MG) no Palácio das Artes, localizado na Avenida Afonso Pena, 1537.

Segundo a coordenadora geral do FNDC (Forum Nacional pela Democratização da Comunicação) Renata Mielli, considera imprescindível a iniciativa para dar ainda mias visibilidade ao cenário de censura que tem se estabelecido no país.

Em apoio à iniciativa, artistas se uniram à Frente na luta pela liberdade de expressão. Entre eles está Chico Buarque, Caetano Veloso e Otto.

O cantor e compositor divulgou um vídeo em que saúda a criação da FNCC. 

"Eu venho aqui saudar a criação da Frente Nacional contra a Censura. É necessário que artistas, que brasileiros esclarecidos em geral se manifestem enquanto é tempo contra a escalada desses movimentos que se dizem conservadores, mas que na verdade se valem de práticas fascistas, de intimidação e de violência, nas ruas e nas redes sociais, contra a liberdade de expressão", disse Chico Buarque.

Para acessar o evento do ato no Facebook CLIQUE AQUI e acompanhe a movimentação.

Assista ao vídeo de Chico Buarque em apoio à FNCC: