Definidas as 32 seleções que disputarão a Copa de 2018

Definidas as 32 seleções que disputarão a Copa do Mundo da Rússia em 2018. Com Brasil, Argentina, Uruguai e outros campeões, os gramados russos não assistirão apenas uma seleção que já ergueu a taça, isso porque a Itália decepcionou e ficou fora do mundial.

Por Thiago Cassis

Eriksen - Divulgação

Com as definições das últimas vagas na repescagem, Austrália, que passou por Honduras, Dinamarca, que goleou a Irlanda fora de casa, com um show a parte de Eriksen, e por último, com a épica classificação peruana, mesmo sem sua estrela maior, Paolo Guerrero, frente a seleção da Nova Zelândia, está completa a lista de grandes seleções que brigarão pela taça na Rússia.

Com a definição das vagas, a FIFA liberou a informação da composição dos potes do sorteio, que são definidos de acordo com o ranking da entidade. Assim estão divididas as equipes para o sorteio que acontece dia 1° de dezembro próximo:

Pote 1: Rússia, Alemanha, Brasil, Portugal, Argentina, Bélgica, Polônia e França.

Pote 2: Espanha, Peru, Suiça, Inglaterra, Colômbia, México, Uruguai e Croácia.

Pote 3: Dinamarca, Islândia, Suécia, Costa Rica, Tunísia, Egito, Senegal e Irã.

Pote 4: Sérvia, Nigéria, Austrália, Japão, Marrocos, Panamá, Coreia do Sul e Arábia Saudita.

O sorteio tem algumas regras, como por exemplo, seleções sul-americanas não podem figurar no mesmo grupo. De certa forma, os escandinavos também não estarão juntos. Já que estão as 3 seleções daquela região no pote 3.

O Brasil, pode ter um grupo pela frente, como por exemplo, Espanha, Suécia e Nigéria. Ou mesmo uma Inglaterra pela frente logo na primeira fase. Ao mesmo tempo, um grupo teoricamente mais “fácil”, com México, Egito e Sérvia, também é possível. Mas como dizem por ai, “quem quer ser campeão não pode escolher adversário”. Então é esperar o sorteio e conhecer os confrontos de Brasil, Argentina, Alemanha e das demais boas seleções que estarão por lá.

Além da Itália, a Holanda, também desapontou e está fora. O Chile, atualmente campeão da América do Sul, é outra seleção que assiste o torneio pela TV. O Panamá faz sua estreia, assim como a surpreendente Islândia, que pode chegar longe. Outras equipes como Peru e Egito voltam a participar do mundial depois de longos períodos ausentes.