Temer colocou o Brasil em liquidação, enfatiza Jandira

Em entrevista ao jornalista Sidney Rezende, do site SRzd, a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) apontou os graves aspectos da agenda de reformas do governo de Michel Temer e a crise profunda do governo carioca. “O Brasil está em liquidação e isso é muito grave”, disse ela sobre a agenda do governo Temer.

jandira-entrevista - Reprodução

Um dos temas principais da entrevista foi o atendimento à saúde para a população do Rio de Janeiro, que enfrenta grandes dificuldades por conta da falta de verbas estaduais e dos cortes por parte do governo federal.

“O Sistema Único de Saúde tem por base e princípios integrar os sistemas federal, estadual e municipal. A gravidade que enfrentamos no Rio é que os sistemas nunca se integraram, mesmo no sistema de regulação. Quem sofre com isso é a população”, enfatizou Jandira.

“Há uma crise financeira. Um estado falido, uma prefeitura que está muito ruim na sua gestão em que os serviços estão piorando no campo da saúde. E no nível federal, além de uma insuficiência de recursos, há uma clara decisão de fazer o serviço federal desassistir”, denunciou a deputada comunista.

Ela ressalta que há uma particularidade no caso do Rio de Janeiro no que se refere aos hospitais federais, que só existem no estado e no Rio Grande do Sul, sendo nove instituições no Rio de Janeiro, portanto ao cortar verbas o governo Temer deixa de prestar assistência à saúde para a população do estado.

“Quando se diz que os recursos serão renovados pela inflação, está tirando recursos da saúde, e isso é mortal. Vão fazer morrer gente se não revertermos a emenda 95”, enfatizou Jandira, se referindo ao teto de gastos estabelecido pelo governo Temer que congela os investimentos por 20 anos.

Na entrevista, Jandira reforçou que, apesar do PCdoB ter apresentado o nome de Manoela D’Ávila para a disputa presidencial, tanto ela como o partido fazendo a defesa da candidatura do ex-presidente Lula, pois “isso é defender a democracia”.

Confira a íntegra da entrevista: