Os russos que revolucionaram as artes plásticas em 10 quadros

A Revolução Russa de 1917 atingiu não só o campo político, mas todas as esferas sociais, entre elas, as artes plásticas. Os artistas soviéticos, profundamente comprometidos com a transformação social, sacudiram os movimentos artísticos do século 20.

OS REBOCADORES-DO-VOLGA - Ilya Repin - Reprodução imagem de Ilya Repin

A artista plástica Mazé Leite fez uma profunda pesquisa sobre o impacto da obra soviética da História da Arte e publicou todo este vasto material em seu site pessoal. Prosa, Poesia & Arte traz dez quadros, que segundo ela são extremamente relevantes para entender este movimento artístico.

De acordo com Mazé, “a Revolução russa de 1917, cujos ecos de seus efeitos voltam a ser ouvidos 100 anos depois, não é só a história de um poderoso movimento político que mobilizou extensas forças sociais, econômicas e mesmo ideológicas. É a história de um dos mais extraordinários movimentos de arte do século 20”.

“Antes, durante e depois da Revolução os artistas russos expressaram, com suas obras, a intensidade dos acontecimentos que moviam seu país, a partir de sua visão pessoal e de seu mundo subjetivo profundamente conectado em seu tempo. Como artista que conhece um pouco da arte russa, meu interesse é divulgar a minha pesquisa pessoal para que mais pessoas possam conhecer o excelente movimento russo de arte”, explica a artista.

Para ver o estudo completo, clique aqui.

Veja a galeria com dez obras:



Especial Revolução Russa