Após encontro com Temer, Roseana diz que disputa o governo do Maranhão

A ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB) anunciou oficialmente que quer disputar a vaga de candidata às eleições estaduais pela quinta-vez. Oficialmente porque desde que Flávio Dino (PCdoB) assumiu o governo ele enfrenta a campanha de ataques do grupo midiático controlado pela família Sarney.

Roseana Sarney cassação

O anúncio foi feito em entrevista ao jornal O Estado do Maranhão e à rádio Mirante FM, ambas de propriedade da família Sarney. Ela estava afastada da política desde 2014, mas os Sarney’s comandaram o estado durante cinco décadas.

Segundo ela, a decisão foi tomada “após muito refletir sobre o momento político do Brasil e do Maranhão”. No entanto, há cerca de um mês, Roseane se encontrou om Michel Temer, no Palácio do Planalto. Segundo fontes, ela foi tratar da reforma da Previdência.

O encontro aconteceu pouco antes da votação que engavetou a segunda denúncia contra Temer, por lavagem de dinheiro e obstrução à Justiça. Além do aval de Temer para disputar as eleições, Roseana saiu do encontro com a garantia de recursos para convênios federais com prefeituras maranhenses e para emendas de deputados aliados.

Mas no Maranhão, a situação demonstra que a vida não será tão fácil para Roseane. As pesquisas de intenção de voto apontam Flávio Dino com uma ampla vantagem frente aos possíveis adversários.

De acordo com levantamento do Datailha feito em outubro, o governador comunista lidera a disputa para o governo com uma vantagem de mais de 20 pontos sobre Roseana (53% contra 24,7%). Em seguida aparecem o deputado Eduardo Braide (4,4%), o senador Roberto Rocha (2,2%) e a ex-prefeita Maura Jorge (1,2%). Brancos e nulos somaram 9,1% e 5,5% não sabem ou não responderam.

Na mesma pesquisa, quando são considerados os votos válidos, Flávio Dino aparece com 62,06% contra 28,91% de Roseana Sarney.

Roseana lidera apenas quando o assunto é rejeição, com 45,5% dos entrevistados afirmando que não votariam nela de jeito nenhum. O governador Flávio Dino é rejeitado por 26% dos consultados.