Com o PSDB rachado, Aécio destitui Tasso da presidência

Depois de uma discussão, o senador Aécio Neves (MG), presidente licenciado do PSDB, por meio de carta informou ao também senador Tasso Jereissati (CE) que ele estava destituido do cargo de presidente interino do partido.

Aécio e Jereitassati - George Gianni/PSDB

Aécio, que está licenciado da presidência da sigla desde maio, após o escândalo das delações de executivos da JBS, queria que Tasso renunciasse ao cargo, mas ele não topou. Então, num gesto que demonstra o rompimento definitivo com Tasso, Aécio reassumiu a presidência do partido, afastando o senador cearense que comandava a sigla interinamente.

Aécio retomou o mandato e nomeou outro desafeto, o ex-governador de São Paulo Alberto Goldman, para ficar à frente do PSDB até dezembro. Recentemente, Goldman foi alvo de ataques públicos do prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), que tenta se firmar como candidato tucano à presidência da República em 2018, numa disputa que será travada com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Nesta quarta (8), Tasso se lançou candidato à presidência do partido, com um discurso de combate à corrupção, reconhecimento de erros e anunciando a adoção de regras de compliance para os filiados. Ele deve disputar a presidência com o governador de Goiás, Marconi Perillo, candidato de Aécio.

Na carta, Aécio afirmou que a destituição é para garantir a "isonomia" nas eleições pelo comando nacional do PSDB, que acontece em dezembro.