Em vídeo, Renata Mielli comenta racismo de William Waack

Renata Mielli, coordenadora geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação e colunista da Mídia Ninja, comenta o vídeo que circula na internet com o jornalista William Waack, da TV Globo, em que, sem saber que está sendo gravado, critica um motorista que buzina perto do estúdio.

Renata Mielli - Mídia Ninja

"Tá buzinando por quê, seu merda do cacete? Não vou nem falar, porque eu sei quem é", diz Waack, que se vira para seu entrevistado e sussurra: "É preto. É coisa de preto". O interlocutor não ouve e Waack, então, repete de forma mais audível: "É preto", e ri.

Sobre esse fato, Renata Mielli comenta:

“Uma pessoa flagrou William Waack tendo uma atitude racista, esperou um ano e divulgou nas redes sociais. Se isso tivesse acontecido quatro anos atrás, mesmo com as redes sociais, talvez a Globo não tivesse uma pressão tão grande e não teria afastado o jornalista. As redes obrigaram a globo a tomar uma atitude. Nós temos uma força importante, que pode afastar um jornalista. Então temos força pra barrar o golpe e muitas outras mudanças na nossa sociedade. Se de um lado é verdade que a intolerância o preconceito e os machismos cresceram, também é verdade que há uma grande parcela da população que não aceita essa escalada conservadora".

Confira o vídeo completo: