O mundo está preocupante, a censura vem de gente comum, diz Gal Costa

Gal Costa tem 50 anos de carreira, como muitos artistas da mesma geração, sofreu represálias da ditadura militar no Brasil e vê com preocupação a intolerância e a censura que hoje há contra a arte vinda de “gente comum”.

Gal Costa - Divulgação

Em entrevista à Folha, a cantora falou sobre sua obra, seu mais recente disco, Estratosférica, sua turnê e a vida pessoal. No entanto, ao que diz respeito à política, não titubeou em deixar claro seu posicionamento à esquerda e suas preocupações com o conservadorismo.

“O mundo me preocupa muito. Estou vendo um caos. E as pessoas com uma tendência pra direita. Por que a Catalunha vai se separar da Espanha? Não entendo”, questionou a artista que aos 72 anos está atenta também à conjuntura política internacional.

Questionada sobre os ataques aos museus e à arte que vem acontecendo no Brasil, Gal costa disse lamentar que esta censura hoje não venha do Estado, como aconteceu durante a ditadura, mas sim de gente comum. “É uma coisa muito perigosa. A censura não é boa, e o mais incrível é que hoje ela venha das pessoas, não de cima. Há uma raiva e uma intolerância no mundo e na gente comum”.

Para Gal, neste cenário “doido e preocupante”, cabe ao artista se posicionar, tomar partido. “Tem bastante gente fazendo isso, trabalhando e falando”.