América Latina celebra 100 anos da Revolução Russa

Os povos latino-americanos celebram, nesta terça-feira (7) o centenário da revolução russa. Diversas organizações políticas e sociais e chefes de Estado se pronunciaram sobre a data.

Centenário da Revolução Russa - Reuters

Na Venezuela, os trabalhadores fizeram um grande ato político que percorreu as principais ruas de Caracas e terminou no palácio do governo. “Nós, como revolucionários e socialistas, nos smamos a esta comemoração de caráter mundial. É um dia de festa internacional”, afirmou o membro da direção nacional do PSUV, Freddy Bernal.

No Peru, o Partido Comunista Peruano (PCP), fez um chamado aos trabalhadores para um ato político que acontece na noite desta terça-feira no Sindicato Único dos Trabalhadores da Telefonia do Peru.

No Uruguai dezenas de movimentos sociais, além do Partido Comunista, também organizaram atos, debates e palestras sobre o a revolução bolchevique.

Celebrações na Bolívia

O presidente da Bolívia, Evo Morales, felicitou o povo russo pelo aniversário de cem anos da revolução, fato que ele qualifica como “um exemplo de luta contra a tirania e a desigualdade”.

Em sua conta no Twitter, Evo afirmou: “Há cem anos, num dia como hoje, triunfou a revolução russa, camponeses e trabalhadores unidos conseguiram formar o primeiro Estado socialista do mundo”.

A vice-presidência da Bolívia realiza nesta terça-feira o encontro internacional “Há cem anos da Revolução Russa”. O objetivo do evento é debater a influência deste episódio histórico na esquerda da América Latina.

A atividade que termina só na quinta-feira (9), contará com a participação de políticos e intelectuais do Brasil, Peru e Chile. Além disso, o vice-presidente, Álvaro García Linera, fará uma conferência no auditório do Banco Central de La Paz.