Muro na fronteira com o México seria desastre ambiental, diz ONU

A proposta do presidente norte-americano, Donald Trump, de construir um muro na fronteira de seu país com o México, foi rechaçada pelo relator especial da ONU sobre Direitos Humanos e Meio Ambiente, John Knox, nesta terça-feira (7). “Espero que este muro não seja construído”, disse.

John Knox - Agência Senado/Pedro França

Em visita oficial ao México, Knox participou do Fórum da Biodiversidade e Direitos Humanos: desafios para os Estados. Na ocasião, afirmou que o muro poderia afetar a existência de espécies e da biodiversidade fronteiriça.

“Uma das formas em que será um desastre [o muro] é para o meio ambiente. A biodiversidade, os ecossistemas, não se preocupam com as fronteiras políticas, não começam e se detém se existir um muro”, disse Knox.

Advertiu ainda que a proposta de Trump de construir o muro também vai afetar os direitos humanos de milhões de pessoas. Por fim, manifestou esperança em que o polêmico projeto não seja levado a cabo.

“Espero que este muro não seja construído, todavia existe a probabilidade de que aconteça, isso é tudo que posso dizer sobre o assunto”.