Rússia comemora 100 anos da Revolução com grande desfile militar

Há cem anos, o 7 de novembro foi um divisor de águas na história da humanidade. Trata-se do dia que a revolução dos bolcheviques, liderados por Vladimir Lênin, triunfou sobre a tirania czarista na Rússia. Nesta terça-feira (7), o país comemora a data com um grande desfile militar e outros atos políticos.

Celebração dos cem anos da revolução russa - Efe

As celebrações pelo centenário da revolução começaram nas primeiras horas do dia em Moscou com o tradicional desfile militar que destaca a valentia do povo russo. Os militares homenagearam as tropas que em 7 de novembro de 1941 não deixaram de comemorar o triunfo comunista, mesmo com parte do Exército Vermelho no campo de batalha contra os nazistas, há poucos quilômetros de Moscou.

Durante o desfile, foram exibidas as armas e o figurino usado em 1917 pelos bolcheviques. Porém, o uniforme do Exército Vermelho que venceu a Alemanha Nazista também teve destaque na passeata. Além disso, esquetes teatrais apresentaram as batalhas do povo russo contra a tirania do Czar.


As armas e o figurino de 1917 foram exibidos durante o desfile 

“A reconstrução do desfile [de 1941] recordará as páginas heroicas de nossa história, o valor e a resistência dos defensores de Mosco que voltaram ao fronte logo depois do desfile da revolução”, explicou o Comitê de Relações Públicas de Moscou. Mais de cinco mil pessoas participaram do desfile, entre estudantes e militares.

O desfile militar é apenas uma das comemorações. Durante todo o dia haverão atos e mobilizações para celebrar os cem anos da Revolução Bolchevique.

Esta vitória popular, à época, demonstrou que com organização os trabalhadores do campo e da cidade tiveram capacidade de derrubar os mais de 300 anos de opressão czarista. O processo histórico liderado por Lênin, com base teórica do pensamento de Karl Marx e Friedrich Engels, mostrou que o socialismo é uma alternativa concreta ao modelo capitalista, este a cada dia se apresenta mais insuficiente para as necessidades humanas.