Com corte na ciência, professor aponta êxodo de cientistas brasileiros

Pesquisador e físico brasileiro Rogério Cezar Cerqueira Leite observa que o retrocesso promovido pelo governo Michel Temer na ciência, por meio de cortes seletivos, tem como principal resultado a fuga de jovens pesquisadores e a perda de conhecimento; "Este governo está demolindo o entusiasmo do jovem pesquisador brasileiro. E, com isso, comprometendo o futuro do país, pois não percebe que, sem pesquisas, não há progresso científico e tecnológico. E sem este não há inovação e competitividade"

Cientista Rogério Cezar de Cerqueira Leite - Brasil 247

O pesquisador e físico brasileiro Rogério Cezar Cerqueira Leite, colunista da Folha, afirma que o retrocesso promovido pelo governo Michel Temer na ciêncai, por meio de cortes seletivos, tem como principal resultado a fuga de jovens pesquisadores e a perda de conhecimento.

"O que esperar quando o governo federal reduz o orçamento de ciência e tecnologia a um terço de seu valor anterior? E os congressistas ainda mordiscam o pouco que restou para emendas que beneficiam seus redutos eleitorais. E é bom lembrar que nenhum outro ministério, além do da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, teve corte de verba semelhante", destaca.

"Este governo está demolindo o entusiasmo do jovem pesquisador brasileiro. E, com isso, comprometendo o futuro do país, pois não percebe que, sem pesquisas, não há progresso científico e tecnológico. E sem este não há inovação e competitividade, seja na indústria, seja em serviços, seja na agricultura. Não percebem os dirigentes do país que estão aniquilando a juventude criadora do Brasil ao sufocar a atividade científica no Brasil", afirma.

Rogério Cezar também afirmou na coluna que o prejuízo dessa perda é do Brasil, seja ela porque os cientistas mrigaram, seja porque desistiram. Segundo ele, o prejuízo é imenso e irrecuperável, já que "a ciência progride a passos largos, não espera por retardatários. Perder uma geração enquanto o resto do mundo progride, e principalmente agora que o Brasil começava a se recompor quanto à produção de conhecimento, é indesculpável".