Com segurança extra, Senado vota regulamentação de Apps de transporte

A Esplanada dos Ministérios amanheceu lotada de carros de taxistas e de motoristas de transporte individual por aplicativos de celular, como Uber, Cabify e 99. Isso porque na pauta do Senado está um projeto que pode deixar mais rígidas as regras para os motoristas de aplicativos. E para impedir conflito entre as categorias, a segurança foi reforçada para impedir que os manifestantes avancem sobre o gramado e se aproximem das principais entradas da Câmara e do Senado.

motoristas aplicativos - Marcelo Camargo / Agência Brasil

Segundo a Central dos Sindicatos Brasileiros, que reúne mais de 20 sindicatos de taxistas do país, aproximadamente oito mil táxis de vários estados devem se concentrar em frente ao Congresso Nacional para acompanhar a votação do projeto. Os taxistas defendem a proposta enquanto os motoristas de aplicativos querem impedir a aprovação da regulamentação dos serviços.

Entre outros pontos, o texto prevê vistorias periódicas nos veículos, idade mínima para os condutores, exigência de "ficha limpa" aos motoristas, adesão de placas vermelhas e licença específica para trabalhar.

Para os motoristas de aplicativos, o projeto pode inviabilizar o trabalho deles. Já os taxistas acreditam que o projeto pode deixar a concorrência mais leal, com regras semelhantes para os dois profissionais, além de aumentar a segurança para os passageiros.

A sessão de votação está prevista para começar às 14h. Se o projeto for aprovado sem alteração em relação ao texto já apreciado na Câmara, seguirá para sanção presidencial. Caso haja mudanças, o projeto terá de voltar à Câmara dos Deputados, que dará a palavra final.