Kirchner comemora aniversário de governo com 250 mil

Cerca de 250 mil argentinos atenderam ao chamado do presidente Néstor Kirchner e foram ontem à Praça de Maio comemorar o terceiro aniversário do governo. Diante da multidão, o líder peronista assegurou que irá convocar tod

Uma multidão preencheu a praça em frente à sede do governo, onde Kirchner e sua mulher, a senadora Cristina Fernández, saudaram os manifestantes em meio a centenas de balões e faixas. A data marca a formação do primeiro governo argentino independente da Espanha, e é também feriado nacional no país. "Quero uma Argentina cada vez mais plural, com trabalhadores e intelectuais", enfatizou o presidente durante seu discurso.

Kirchner disse que seu governo estabilizou a economia argentina, que vinha de uma crise financeira em 2002, e culpou os altos índices de inflação e desemprego nos governos de seus antecessores. Frente à multidão, ele pediu apoio para seus esforços para impulsionar a economia. "Viemos a esta praça para mostrar nossa força, nossa resolução em reconstruir a Argentina".

Segundo o presidente, 2,5 milhões de pessoas voltaram a trabalhar durante seu mandato. Ele declarou que o país ganhou liberdade econômica ao pagar seus bilhões de dólares em dívidas ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

O presidente evitou falar sobre uma possível reeleição, mas foi o que toda imprensa nacional e estrangeira destacou. Fato é que o apoio a seu governo é grande e hoje lhe garante a reeleição em 2007. Os rumores cresceram nos últimos dias, impulsionados pelas pesquisas que apontam um salto nível de popularidade e um índice de intenção de votos de 60%. 
 
Em seu discurso, Kirchner foi acompanhado por ministros, governadores, as Mães e Avós da Praça de Maio e a cantora Mercedes Sosa. Em seu breve discurso, ele prometeu "aprofundar o processo de trocas no país e pediu ajuda dos argentinos para governar".

Da Redação
Com agências