Esquerda peruana declara apoio em Humala

A Frente Ampla de Esquerda anunciou formalmente ontem seu “respaldo ativo" a Ollanta Humala neste segundo turno. “Consequente com a vontade popular, as organizações políticas integrantes da FAI decidem apoiar Humala sem outr

“Não é possível permanecer a margem esperando o resultado dos acontecimentos, mas sim participar de modo ativo na contenda, de acordo com nossa consciência, tradição de luta e princípios”, afirmam os partidos. "Chamamos a nossa militância e o povo a apoiar o ex-militar" e faremos tudo que for possível para que a “autêntica vontade do povo não fique de lado, e uma vez mais desconheça a vontade dos peruanos”. O tenente-coronel, candidato do Partido Unión pelo Peru (UPP), enfrenta o ex-presidente Alan García, do Partido Aprista Peruano, no próximo dia 4.

No documento, os dirigentes lembram que as idéias programáticas de Humala, que também é presidente do Partido Nacionalista Peruano e venceu o primeiro turno, coincidem com os princípios defendidos pela Frente Ampla (FAI na sigla em espanhol). Entre estes objetivos comuns destacam-se a luta por uma constituinte e o rechaço ao Tratado de Livre Comércio (TLC) com os Estados Unidos, pendente agora da ratificação de ambos congressos.

 

Os dirigentes ainda acusam o líder aprista de ser o candidato da continuidade dos grupos que levaram a pobreza a mais da metade da população. “Se alguns pensavam na possibilidade de ouvir dos lábios de García uma mínima autocrítica em relação a seu desastroso primeiro governo (1985-1990), se enganou. O que ele quer é que nos esqueçamos destes anos nefastos”, destacaram.

O texto é assinado por Renan Raffo, do partido Comunista Peruano e coordenador da Frente; os líderes do Movimento Nova Esquerda, Alberto Moreno, e do Partido Comunista do Peru – Pátria Roja, Rolando Breña. Além deles, também firmam o manifesto Victor Oliva, do Partido Socialista Revolucionário; Héctor Bejar, da Frente Popular; Genaro Ledesma, da Frente Trabalhador Camponês Estudantil; e Victoriano Lazaro, da Frente Democrática Popular.

Da Redação
Com informações da Prensa Latina.