Demissões na Globo são efeitos da 'crise do modelo de negócios da mídia'

No Bate-papo com o Barão desta segunda-feira (23), entre o presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Altamiro Borges, e o editor-chefe do Portal Vermelho, Inácio Carvalho, um dos temas abordados foi a mudança anunciada pela Rede Globo em seus veículos de comunicação e os impactos para o setor.

Miro e Inácio - Reprodução

Segundo Altamiro Borges. as mudanças são resultado da "crise do modelo de negócios da mídia" tradicional e a Globo não está sozinha.

"Esta crise está no mundo inteiro e no Brasil se justifica por dois fatores estruturantes e um conjuntural. Um dos fatores estruturantes é a implosão da internet", enfatiza o jornalista, destacando que os jornais impressos e revistas perderam espaço para as novas tecnologias digitais, assim como a televisão, afetando duramente a audiência dos veículos e, por consequência, a publicidade.

Além disso, afirmou Miro, essas empresas também vivem "uma crise moral" com o desgaste da credibilidade, que somadas à crise econômica, geram essa crise que pode provocou 60 demissões somente no jornalismo e o fechamento da redação da revista Época em São Paulo, com transferência para o Rio de Janeiro. "Há informações de que não foi apenas uma transferência, mas o fechamento", disse Miro.

Assista: