Desmonte da Ciência e Tecnologia no Brasil leva setor à UTI

O orçamento destinado à área de Ciência e Tecnologia no país é o menor de todos os tempos. O contingenciamento anunciado pelo governo será de 44% do orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC ) deste ano, assim como um possível corte de 15,5% para 2018.

SOS CIENCIA - .

Neste final de semana, União Internacional de Física emitiu nota pedindo que Temer reconsidere os cortes na ciência. De acordo com a carta, os cortes “levarão ao desmantelamento de grupos de pesquisa de renome internacional e à fuga de cérebros envolvendo alguns dos melhores cientistas brasileiros. A pesquisa científica irá sofrer, e como o Brasil tenta passar de uma economia fortemente dependente da exploração de recursos naturais para uma construída sobre os talentos de sua pessoas, a economia em geral também sofrerá”.

Assista ao vídeo da SOS Ciência sobre os impactos dos cortes de recursos, como a interrupção de inúmeros projetos já em andamento e de outros que deveriam ser iniciados, mas que não devem sair do papel.

Confira o vídeo na íntegra: