Governador Pimentel participa da abertura da Conferência do PCdoB

Cerca de 500 militantes comunistas de todas as regiões do estado participam no Colégio Estadual Central, em Belo Horizonte, da 17ª Conferência do PCdoB-Minas Gerais. A solenidade de abertura contou com a presença do governador do estado Fernando Pimentel; do vice-prefeito de BH, Paulo Lamac e do prefeito de Betim, Vittorio Medioli. A conferência recebeu o nome de Gilse Cosenza, em homenagem à militante comunista que faleceu no último mês de maio, aos 73 anos

Conferência PCdob Minas

Também participaram o vice-presidente nacional do PCdoB, Walter Sorrentino; o presidente estadual do PCdoB-Minas, Wadson Ribeiro; a deputada federal, Jô Moraes; o líder da bancada comunista na Assembleia Legislativa, Celinho do Sinttrocel; a presidenta estadual do PT, Cida de Jesus; o presidente estadual do PSDC, Alessandro Marques; a presidenta do Sinpro-Minas e da CTB-Minas, Valéria Morato; além de prefeitos, vices e vereadores comunista mineiros.

Homenageado com a comenda Gilse Cosenza – honraria concedida a personalidades que atuaram ou atuam na defesa da democracia –, Pimentel relembrou o início de sua militância no movimento estudantil. Ex-aluno do Estadual Central, o governador contou que durante as grandes jornadas estudantis realizadas em todo o país após o assassinato do estudante secundarista Edson Luís de Lima Souto, em 1968, ele um grupo de alunos ocuparam o colégio e o auditório em protesto contra a ditadura militar.

“Enquanto eu ouvia as falas e olhava o auditório pensei uma coisa interessante. Se em 1968 eu saísse por aquela porta e alguém me falasse: ‘Prepare-se porque daqui a 49 anos você vai voltar aqui como governador de Estado, vai receber uma homenagem com o nome da Gilse Cosenza e vai participar de uma conferência do Partido Comunista do Brasil’ eu diria que essa pessoa era doida. Quero compartilhar com vocês essa alegria e essa emoção”.

Pimentel falou ainda que a mesma esperança que movia os estudantes na luta contra o regime militar continua a inspirar as lutas de hoje. “É essa esperança que nós vamos renovar e reforçar no povo brasileiro no ano que vem. Temos uma batalha democrática no ano que vem e nós podemos reverter o golpe que foi lançado sobre o povo brasileiro. Tenho certeza que o Partido Comunista do Brasil pensa como eu e é por isso que estamos juntos aqui hoje”.

O presidente estadual do PCdoB, Wadson Ribeiro, saudou a militância envolvida no processo de conferência do Partido – que envolveu mais de 200 municípios mineiros. “Realizamos um debate muito importante interno elegendo novas direções municipais e discutindo o cenário político do Brasil. O PCdoB valoriza muito esse momento de debate da nossa estruturação e da nossa política partidária. Em Minas temos muito orgulho de contar com a presença de um governador de Estado e, principalmente, atuando diretamente da construção desse governo”.

A deputada federal e pré-candidata do PCdoB ao Senado Federal, Jô Moraes, ressaltou que esta é a conferência mais participativa e organizada que os comunistas mineiros realizaram. “O sucesso dessa conferência aponta o exercício da participação popular e da nossa democracia. No marco dos 100 anos da Revolução Russa nós provamos a importância da construção de um partido revolucionário e comprometido com as causas do povo brasileiro”.

Além de reconduzir o ouvidor-geral do Estado, Wadson Ribeiro, à presidência estadual do PCdoB, a 17ª Conferência irá aprovar o projeto do Partido para as eleições de 2018. Nacionalmente, o encontro irá referendar o lançamento de uma candidatura própria dos comunistas para Presidência da República. “Em Minas, nosso compromisso é reeleger o governador Fernando Pimentel e eleger a deputada Jô Moraes para o Senado Federal”, explica o dirigente estadual.

O PCdoB também irá se mobilizar em todas as regiões do estado para a eleição de Wadson Ribeiro para a Câmara Federal. O projeto do partido para o Legislativo Estadual indica a manutenção dos três mandatos de deputados estaduais com chances de crescimento de mais uma cadeira.

De Belo Horizonte,
Mariana Viel