Indústria e Desenvolvimento: Fitmetal retoma ciclo de debates 

O “Ciclo de Debates – Indústria e Desenvolvimento”, promovido pela FITMETAL e CTB, teve a sua terceira mesa nessa sexta-feira, dia 20. Essa nova etapa no Ciclo de Debates aconteceu na cidade do Rio de Janeiro (RJ) e foi realizada em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, filiado à FITMETAL.

Ciclo de debtes da fitmetal industria e desenvolvimento - Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro

O evento foi realizado na sede do Sindicato e teve como debatedores, entre outros participantes, os economistas Luciano Mendoça e Diogo Santos, este último dirigente da Fundação Maurício Grabois.

Em sua exposição, Diogo falou sobre a necessidade da adoção de uma política macroeconômica a serviço da industrialização, com o reforço do papel do Estado e a construção de uma nova maioria política e ideológica em defesa do Desenvolvimento. (Confira o vídeo abaixo).

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, Jesus Cardoso, e o presidente e o vice-presidente da Fitmetal, respectivamente, Marcelino da Rocha e Aurino Pedreira, também falaram sobre as atitudes que devem ser tomadas para o Brasil se reindustrializar e voltar para o rumo do desenvolvimento.

Ciclo De Debates

A primeira mesa do "Ciclo de Debates" aconteceu dia 15 de agosto em São Paulo (SP), no auditório do Dieese, e contou com a participação do ex-ministro e professor da Fundação Getúlio Vargas, Luiz Carlos Bresser-Pereira, do diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, e da pesquisadora do CESIT/IE-Unicamp, Marilane Teixeira. Já a segunda etapa ocorreu no dia 4 de outubro na cidade de Aracaju, Sergipe, em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos de Nossa Senhora do Socorro e Região e o Dieese. Na oportunidade participaram como palestrantes: Ricardo Lacerda, professor da Universidade Federal de Sergipe; e Luís Moura, supervisor técnico do Escritório Regional do Dieese em Sergipe.

Confira a atividade na integra no vídeo abaixo: