Seis filmes na Mostra para comemorar os 70 anos do Masp

Para comemorar os 70 anos Masp (Museu de Arte de São Paulo), a 41ª Mostra Internacional de Cinema de SP terá uma programação especial para as sessões no vão-livre do museu. Serão exibidos seis filmes, cinco dos quais brasileiros, que propõem novas experiências e homenageiam importantes nomes da nossa história cinematográfica.

Cinema no vão livre do Masp - Divulgação

A abertura das festividades acontecerá com o documentário Híbridos, os Espíritos do Brasil, de Priscilla Telmon e Vincent Moon, uma jornada musical e cinematográfica através de diversos rituais pelo território brasileiro.

O Dia do Patrimônio Audiovisual, em pareceria com a Cinemateca Brasileira, dessa vez será a Semana do Patrimônio Audiovisual e homenageará Paulo José, ator que dedicou mais de 60 anos —dos seus 80— ao teatro, ao cinema e à televisão. Paulo José receberá o Prêmio Leon Cakoff e serão exibidos três longas protagonizados por ele: O Padre e a Moça (1966) e Macunaíma (1969), ambos dirigidos por Joaquim Pedro de Andrade, e O Homem Nu (1968), de Roberto Santos.

Os 80 anos do nascimento de Leon Hirszman também serão lembrados com o filme Eles Não Usam Black Tie, vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival de Veneza em 1981.

Para completar a seleção, a Mostra exibirá a cópia restaurada de Quando o Carnaval Chegar (1972), clássico do cinema brasileiro dirigido por Cacá Diegues. O longa conta a história de uma trupe de artistas que viaja pelo Brasil e tem em seu elenco nomes com Chico Buarque, Nara Leão, Maria Bethânia, Hugo Carvana, Antonio Pitanga e Ana Maria Magalhães.

As sessões no vão-livre são gratuitas e têm início às 19h30; os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada evento.

Veja a programação completa:

HÍBRIDOS, OS ESPÍRITOS DO BRASIL, de Priscilla Telmon e Vincent Moon
23/10, segunda-feira, às 19h30

O PADRE E A MOÇA, de Joaquim Pedro de Andrade
24/10, terça-feira, às 19h30

QUANDO O CARNAVAL CHEGAR, de Cacá Diegues
25/10, quarta-feira, às 19h30

O HOMEM NU, de Roberto Santos
26/10, quinta-feira, às 19h30

ELES NÃO USAM BLACK TIE, de Leon Hirszman
27/10, sexta-feira, às 19h30

MACUNAÍMA, de Joaquim Pedro de Andrade
28/10, sábado, às 19h30