Presidente chinês pede reforma das empresas estatais em seu país

Xi Jinping pediu na quarta-feira (18) pelo aprofundamento da reforma das empresas estatais para torná-las mais fortes, melhores e maiores. Além disso, o presidente comunista pediu taxas de câmbio e de juros mais baseadas no mercado

Usina elétrica produzida pelo Grupo China Huaneng - www.news.cn

Xi fez o pedido em um relatório para o 19º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCCh) no Grande Salão do Povo, em Beijing.

"Devemos aprofundar a reforma das empresas estatais, desenvolver a economia de propriedade mista e fazer com que as empresas chinesas sejam de classe internacional e competitividade global", declarou. 

Ele solicitou mais esforços para melhorar os sistemas de gestão de diferentes tipos de ativos estatais e para reformar o sistema de operação autorizada do capital estatal. "Vamos aprimorar a distribuição melhorada, o ajuste estrutural e a reorganização estratégica", assinalou ele.

Prometendo tomar medidas eficazes para prevenir a perda de ativos estatais, o PCCh também trabalhará para garantir que estes "mantenham e aumentem" seu valor e que vai apoiar o capital estatal a se tornar mais forte, avançado e maior.

As taxas de câmbio 

"Aprimoraremos a estrutura de regulamento com base na política monetária e na política macroprudente, fazendo com que a reforma das taxas de câmbio e de juros seja mais baseada no mercado", disse Xi sobre as taxas de câmbio.

O presidente também destacou a importância de melhorar o sistema regulatório financeiro a fim de evitar a ocorrência dos riscos financeiros sistemáticos.

Sobre a reforma do setor financeiro, Jinping pediu esforços para aprofundar a reforma institucional, reforçar a capacidade do setor financeiro de servir a economia real, elevar a proporção do financiamento direto, e promover o desenvolvimento saudável do mercado de capitais em múltiplos níveis.