UNE e UEE-GO realizam ato em defesa da educação no dia 19

A UNE e a UEE-GO irão promover, amanhã (19/10), às 19 horas, uma Aula Pública e um Ato Político em defesa das Instituições Federais de Ensino (IFEs). O evento acontece no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFG e contará com a presença dos Reitores da UFG, IFG e IF Goiano, (Orlando Amaral, Jerônimo Rodrigues e Vicente de Almeida, respectivamente), bem como da Adufg e SINT-IFESgo, sindicatos representativos dos docentes e dos trabalhadores técnico-administrativos.

ato em defesa da universidade pública - Divulgação

O objetivo do ato é alertar a comunidade acadêmica e a sociedade em geral acerca dos constantes ataques que as instituições federais de ensino vem sofrendo no último período. O ato de Goiânia integra uma mobilização nacional em defesa da educação pública, realizada pela própria UNE em conjunto com a Fasubra, Proifes, Andes, Andifes e o Fórum Nacional Popular de Educação.

O corte de verbas vem comprometendo o bom funcionamento das universidades e institutos federais e gerando uma série de problemas junto à comunidade acadêmica, como atraso nas bolsas permanência e científica e possível demissão de funcionários terceirizados. Em recente entrevista, o Reitor da UFG, Orlando Amaral, afirmou que a universidade só teria recursos para se manter até o mês de setembro.

Além disso, o MEC anunciou, no mês de março, a cobrança de mensalidade na pós-graduação das IFEs. A Secretária Executiva da pasta, Maria Helena Guimarães de Castro, afirmou que a medida precisa ser tomada para adequar as universidades brasileiras à “mudança no paradigma da economia do país”.

A diretora da UNE e Goiás, Thaís Falone, afirma que os ataques às universidades mostram falta transparência e coerência do governo federal. “Não são transparentes os que dizem que desejam cobrar mensalidades nas universidades públicas brasileiras para criar justiça social e beneficiar os mais pobres. São os mesmos que desejam privatizar os diferentes serviços básicos referentes aos direitos constitucionais do nosso país; que foram ao STF pelo fim do Prouni e das cotas para estudantes menos favorecidos no ensino superior brasileiro. São eles que desejam entregar a universidade, em sua totalidade, ao livre mercado, subjugando-a as regras do dinheiro e da exclusão dos que não podem pagar”, alertou.

SERVIÇO:
Aula Pública e um Ato Político em defesa das Instituições Federais de Ensino (IFEs)
Data: 19/10 (quinta)
Horário: 19 horas
Local: Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFG – Praça Universitária