Secitece: Desafio selecionará soluções para o Barco Robótico Iracema

Já estão abertas as inscrições para o Desafio Iracema, que vai selecionar novos desenvolvedores na criação de soluções para o Barco Robótico Iracema – veículo projetado para análises e monitoramento das águas dos mananciais cearenses. O desafio integra a programação da Feira do Conhecimento e será realizado nos dias 26 e 27/10, no Centro de Eventos do Ceará.

Secitece: Desafio selecionará soluções para o Barco Robótico Iracema

Os interessados poderão se inscrever até o dia 26/10. O edital e o formulário de inscrição estão disponíveis no site da feira (www.sct.ce.gov.br/feiradoconhecimento), na aba Robótica. Podem participar estudantes do ensino médio e técnico, de graduação e demais interessados em desenvolver softwares e estratégias de controle para a realização de missões em um sistema robótico real.

O Barco Robótico Iracema representa um salto para a pesquisa oceanográfica no Brasil e é capaz de navegar de maneira autônoma e fazer a análise tanto de águas costeiras, ou seja, marítimas, quanto de interiores, como rios e lagoas. Através dele também é possível mensurar a profundidade das massas de água, a fim de determinar a topografia dos leitos dos rios.

O Desafio Iracema é uma realização do Governo do Ceará, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), junto com o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação (ITIC).

As soluções selecionadas serão implementadas e testadas no próprio Barco Iracema, exposto na Feira do Conhecimento.

Sobre a Feira do Conhecimento

De 26 a 29 de outubro, Fortaleza será palco do maior evento de Ciência e Tecnologia do Ceará. O evento inédito de popularização da Ciência terá cerca de 100 expositores e a expectativa é receber 10 mil visitantes nos quatro dias, com entrada gratuita. Na programação, destaque para atividades de robótica, games, empreendedorismo, educação, tecnologia, inclusão digital e muito mais.

As inscrições podem ser feitas no site da feira: www.sct.ce.gov.br/feiradoconhecimento.

Serviço

Desafio Iracema, dentro da programação da Feira do Conhecimento

Data: 26 e 27 de outubro
Local: Centro de Eventos do Ceará – Pavilhão Oeste (Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz | Fortaleza/CE)
Inscrições: até dia 26/10, no site da feira (www.sct.ce.gov.br/feiradoconhecimento), na aba Robótica.