Conferência do PCdoB Minas vai lançar Jô Moraes para o Senado

O fim de semana será de intenso debate para os comunistas mineiros. Acontece em Belo Horizonte a 17a Conferência do PCdoB, que deve reunir 500 delegados de todas as regiões do estado. Eles foram eleitos em conferências municipais que juntaram milhares de militantes nos últimos meses. O evento será realizado no auditório do Colégio Estadual Central e começa `as 09 horas de sábado (21).

Gilse

A Conferência tem o objetivo de debater a situação política do estado e do país e preparar a militância para os próximos desafios. A luta pelo restabelecimento da democracia e da soberania nacional, a defesa dos direitos dos trabalhadores que estão sendo duramente atacados e a preparação para a disputa eleitoral de 2018. No próximo pleito, o PCdoB busca ter maior protagonismo através de disputas majoritárias. A começar pelo lançamento de uma candidatura própria `a presidência da República.

Em Minas, a prioridade será o lançamento da atual deputada Jô Moraes para uma vaga no Senado. Em seu terceiro mandato federal, a comunista pretende levar para a campanha o resgate do papel político de Minas no cenário nacional. “Quero ser eleita para que Minas tenha orgulho da sua representante no Senado e não passe a vergonha que estamos sendo submetidos pelos que lá estão hoje”.

A Conferência do PCdoB Minas recebeu o nome de Gilse Cosenza, em homenagem `a militante comunista que faleceu em maio, com 73 anos. Mineira de Paraguaçu, ela ingressou na vida política ainda na adolescência no movimento secundarista quando estudava em Belo Horizonte. Ao ingressar na faculdade, começou a ser perseguida pela ditadura militar e foi presa.

Na cadeia, além de ser brutalmente estuprada, torturada e agredida, ainda sofria a tortura psicológica por seus algozes, que diziam que estavam torturando também sua filha Juliana, que tinha poucos meses de vida. Depois da anistia, Gilse se dedicou `a construção partidária, organizando o PCdoB em São Paulo, Ceará e novamente em Minas.

Segundo o presidente do PCdoB Minas, Wadson Ribeiro, a plenária final da Conferência estadual vai refletir o crescimento recente do Partido no estado. “Nos últimos anos, o nosso Partido ampliou suas bases e criou raízes, principalmente no interior. Em mais de 200 cidades houve conferências municipais com muita discussão política”.

Além definir as novas bandeiras políticas do Partido e eleger o novo diretório estadual, a Conferência do PCdoB mineiro vai eleger os delegados representantes no Congresso Nacional do PCdoB, que acontece em novembro em Brasília.