Inscrições abertas para Seminário do Patrimônio Cultural de Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), promoverá, de 30 de outubro a 1º de novembro de 2017, o VIII Seminário do Patrimônio Cultural de Fortaleza. Nesta edição, o evento é realizado na Universidade de Fortaleza (Unifor) e no Centro Cultural Banco do Nordeste, com o tema “Inovação e Sustentabilidade na Gestão do Patrimônio Cultural”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.

Inscrições abertas para Seminário do Patrimônio Cultural de Fortaleza

O evento discutirá questões sobre a gestão do patrimônio cultural no cenário da nova economia (economias do conhecimento, competitiva e criativa), além de refletir sobre práticas de usos sustentáveis do patrimônio cultural para fins de desenvolvimento econômico e social no contexto atual. O encontro discute ainda o patrimônio como possibilidade para o desenvolvimento de comunidades e propõe a elaboração de propostas de planejamento local visando à preservação do patrimônio cultural.

O seminário é voltado para professores, estudantes, gestores públicos, produtores culturais, estudiosos da área de patrimônio e comunidade em geral interessada na temática, com apoio da Universidade de Fortaleza (Unifor) e do Centro Cultural Banco do Nordeste.

Entre os palestrantes, mediadores e convidados confirmados estão Alemberg Quindins (presidente da Fundação Casa Grande), Manoela Queiroz Bacelar (vice-presidente da Fundação Edson Queiroz), Evaldo Lima (secretário da Cultura de Fortaleza), Marcelino Granja (Secretário de Cultura do Estado de Pernambuco); Luis Eduardo Paim Longhi (Superintendente do Patrimônio Cultural do Estado do Maranhão); Fabiano dos Santos Piúba (Secretário de Cultura do Estado do Ceará) e Romildo Campello (Secretário Adjunto de Estado da Cultura do Estado de São Paulo).

Programação

30 de Outubro

9h às 12h: Curso “Gestão Cidadã do Patrimônio Cultural”. Facilitador: Prof. Marcelo Renan de Souza (Doutorando Pós-Cultura/Universidade Federal da Bahia). Local: Centro Cultural Banco do Nordeste.

9h às 12h: Curso: Economia Criativa e Patrimônio Cultural. Facilitador: Diego Dionísio (Presidente da Comissão Paulista de Folclore e Assessor de Gabinete da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo). Local: Sala C07 da Universidade de Fortaleza.

12h: Almoço

13h às 17h: Credenciamento

14h: Abertura

14h30 às 16h30: Mesa “Patrimônio Cultural, Lazer e Turismo”. Palestrantes: Alemberg Quidins (presidente da Fundação Casa Grande) e Prof. Me. Jari Vieira (Unifor). Mediadora: Profa. Ma. Milena Reis Auip Barbosa.

16h30: Intervalo

17h às 19h: Conferência de abertura “Patrimônio Imaterial, Inovação e Sustentabilidade”. Palestrante: Prof. Dr. Filipe Themudo Barata (Universidade de Évora/ Cátedra da UNESCO em Patrimônio Cultural e Saber Fazer Tradicional). Mediador: Prof. Dr. Clerton Martins (Unifor).

31 de Outubro

9h às 12h: Curso “Gestão cidadã do Patrimônio Cultural”. Facilitador: Marcelo Renan de Souza (Doutorando Pós-Cultura/Universidade Federal da Bahia). Local: Centro Cultural Banco do Nordeste.

9h às 12h: Curso “Economia Criativa e Patrimônio Cultural”. Facilitador: Diego Dionísio (Presidente da Comissão Paulista de Folclore e Assessor de Gabinete da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo). Local: Sala C07 da Universidade de Fortaleza.

9h às 12h: Oficina “O Patrimônio à luz dos Direitos Culturais”. Facilitadora: Profa. Ma. Cecília Nunes Rabelo. Local: Sala C08 da Universidade de Fortaleza.

12h: Almoço.

14h às 16h: Mesa Redonda “Economia Criativa, Desenvolvimento Local e Patrimônio Cultural”. Palestrante: Prof. Diego Dionísio (Governo do Estado de São Paulo) e Romildo Campello (Secretário Adjunto de Estado da Cultura do Estado de São Paulo). Mediadora: Profa. Dra. Cristiane Buhamra Abreu (Unifor).

16h: Intervalo

16h30 às 18h30: Mesa “Ciência & Tecnologia, Inovação e Gestão do Conhecimento”. Palestrantes: Profa. Dra. Claudia Leitão (Observatório de Fortaleza do Iplanfor) e Prof. Dr. José Vasco (Unifor) Mediadora: Profa. Dra. Marina Dantas de Figueiredo (Unifor).

1 de Novembro

9h às 12h: Curso “Gestão Cidadã do Patrimônio Cultural”. Facilitador: Marcelo Renan de Souza (Doutorando Pós-Cultura/Universidade Federal da Bahia). Local: Centro Cultural Banco do Nordeste.

9h às 12h: Oficina “Inovação e Sustentabilidade”. Facilitador: Grupo de Pesquisa em Inovação a Gestão do Patrimônio da Universidade de Fortaleza (Unifor). Local: Sala C08 da Universidade de Fortaleza.

12h: Almoço

14h às 16h: Mesa “Intervenções sobre o Patrimônio Edificado”. Palestrantes: Prof. Dr. Nivaldo Andrade (Universidade Federal da Bahia), Prof. Marcelo Carvalho Ferraz (sócio-fundador do escritório Brasil Arquitetura). Mediadora: Profa. Ms. Manuela Queiroz Bacelar (Unifor)

16h: Intervalo

16h30 às 18h30: Mesa “Gestão do Patrimônio Cultural: Avanços e Desafios”. Palestrantes: Marcelino Granja (Secretário de Cultura do Estado de Pernambuco); Luis Eduardo Paim Longhi (Superintendente do Patrimônio Cultural do Estado do Maranhão); Fabiano dos Santos Piúba (Secretário de Cultura do Estado do Ceará). Mediador: Evaldo Lima (Secretário de Cultura de Fortaleza).

Serviço

VIII Seminário do Patrimônio Cultural

De 30 de outubro a 1º de novembro de 2017
Inscrições gratuitas aqui
http://uolp.unifor.br/oul/InscricaoOuvinteForm.do?method=auxiliar&cdParametro=2139&ns=true
Local: Bloco C (oficinas e cursos) e Teatro Celina Queiroz (debates), no Campus da Unifor (Av. Washington Soares, 1321).
Centro Cultural Banco do Nordeste (R. Conde d'Eu, 560 – Centro).
Mais informações: 3105.1291 ou seminariodepatrimonio2017@gmail.com