MST ocupa a Alego em busca de recursos para agricultura familiar

Com o objetivo de garantir mais recursos para a agricultura familiar, cerca de 1.300 trabalhadores(as) do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST realizaram, na manhã de hoje (17/10), uma ocupação na Assembleia Legislativa de Goiás. A mobilização ocupou também a calçada da Caixa Econômica Federal no centro de Goiânia.

MST ocupa Assembleia Legislativa de Goiás 17/10 - Divulgação

Os(as) trabalhadores(as) rurais reivindicam a aprovação imediata do governo de Goiás e da Assembleia Legislativa do Projeto de Lei que destina 0,5% do orçamento anual do Estado para um fundo direcionado às ações para a agricultura familiar e camponesa, adequadação da regularização fundiária, entre outros.

Os manifestantes acompanharam a sessão ordinária da Assembleia na parte da tarde para acompanhar os trabalhados da casa e receberam o apoio de parlamentares da oposição ao governo do estado.

A Deputada Estadual Isaura Lemos (PCdoB), presidenta da Comissão de Habitação, Reforma Agrária e Urbana da casa, fez pronunciamento em defesa da luta do movimento camponês em defesa de mais recursos para a agricultura familiar. “O governo federal tem feito cortes substanciais em áreas estratégicas como a infraestrutura, produção, moradia popular e educação. Infelizmente os produtores da agricultura familiar não estão fora desses cortes. Enquanto os grandes latifundiários possuem enorme apoio e facilidades, esses(as) trabalhadores(as) encontram muitas dificuldades”, afirmou.

A deputada afirmou ainda que é dever do governo do estado garantir incentivos para esses(as) trabalhadores(as). “A agricultura familiar produz cerca de 70% dos alimentos que o brasileiro consome. O governo do estado precisa garantir a destinação de recursos para esse setor que, inclusive, é o que mais emprega no campo”, concluiu.