Maia: Divulgação de vídeos não interfere em relação com Temer

Na expectativa de afastar os rumores de uma nova crise na base do governo, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta terça-feira (17), que a publicação no site da Casa dos depoimentos da delação premiada do doleiro Lúcio Funaro não afeta sua relação com o governo.

(Foto: Agência Câmara)

“Vocês confundem a defesa da Câmara com qualquer conflito com o presidente Michel Temer. Meu partido é da base aliada, mas eu sou presidente da Câmara. Portanto, entendo que, quando a Câmara ou seus servidores são atacados, eu tenho de reagir em nome da instituição. Isso não afeta minha relação com o presidente Temer”, afirmou.

Os vídeos foram enviados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) à Câmara como parte da documentação que compõe a denúncia da PGR contra Temer e os ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco, em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, e estavam disponibilizados no site da Câmara.

A divulgação foi classificada de "vazamento criminoso" pela defesa de Temer e gerou reação de Rodrigo Maia, que alegou que o conteúdo não estava sob sigilo e chamou o advogado de Temer, Eduardo Carnelós, de "incompetente" e "irresponsável".

Segundo Maia, a relação entre Executivo e Legislativo tem de ser harmônica, mas independente. “Entendo que quando há interferência, independentemente de qualquer relação pessoal ou partidária com o presidente, eu preciso esclarecer por meio dos meios de comunicação qual é a posição da Câmara e quais são os limites da relação de harmonia e independência entre esses dois poderes.”