Eleições governamentais foram resposta aos EUA, diz Maduro

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou que alta participação popular nas eleições governamentais do último domingo (15) foi uma vitória da democracia e uma resposta às tentativas de desestabilização do sistema político venezuelano promovidas pelos EUA.

Nicolás Maduro - AVN

“Nosso povo enviou uma mensagem ao governo imperialista de Donald Trump e seus aliados”, disse Maduro. O processo eleitoral para eleger os 23 governadores do país contou com mais de 61% de eleitores. Destes, cerca de 75% escolheram votar na coalizão de partidos de esquerda.

Segundo Maduro, o governo assumiu com “humildade” a vitória esmagadora sobre a direita e agora tem o desfio de atender as demandas populares. O presidente pediu ainda à oposição que tenha capacidade de “enfrentar a verdade” e respeitar a “transformação moral” porque não será uma “guerra econômica que fará o povo se render”.

As ações da oposição

Antes mesmo que terminasse a contagem de votos e o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) divulgasse os resultados preliminares, a direita, concentrada da MUD (Mesa da Unidade Democrática), já pedia recontagem e alegava fraude no processo. O PSUV, partido de Maduro, e seus aliados venceu em 17 dos 23 estados do país.

Maduro usou como exemplo as últimas eleições parlamentares, realizadas em 2015, onde a direita obteve maioria dos votos e conquistou mais cadeiras no Parlamento. À época, os partidos da esquerda imediatamente reconheceram a derrota e aceitaram o resultado divulgado pelo CNE.