Palestina: Fatah e Hamas assinam acordo de reconciliação no Cairo

O grupo palestino Fatah e o movimento islâmico Hamas assinaram nesta quinta-feira (12/10) no Cairo acordo de reconciliação palestina e acabar com a divisão que separa ambas as partes desde 2007. O documento foi assinado no edifício do Serviço de Inteligência Geral do Egito pelos representantes dos movimentos palestinos.

Hamas Fatah - Reuters

 O representante do Fatah, Azzam al Ahmad, e o líder do Hamas, Saleh al Arouri, anunciaram em coletiva de imprensa que o primeiro passo para esta reconciliação será reforçar o governo da Autoridade Nacional Palestina (ANP), que voltou à Faixa de Gaza no último dia 2 de outubro.

"As conversas se concentraram em impulsionar o governo de consenso nacional para que trabalhe com todas as suas competências tanto na Cisjordânia [governada pelo Fatah] como em Gaza [controlada pelo Hamas]", assegurou Arouri, após três dias de conversas entre ambas as partes na sede dos Serviços de Inteligência do Egito.

Além disso, destacou que os representandes do Hamas se mostram "firmes, sérios e honestos para acabar com a divisão e abrir a porta para chegar à reconciliação". Segundo ele, "não há outra opção a não ser continuar com a união do povo".

Na coletiva de imprensa, as duas partes disseram que adotaram uma postura "séria e disposta a fazer com que a reconciliação tenha sucesso" e capaz de "tudo para chegar à reconciliação com a meta de enfrentar o projeto sionista e dar esperanças ao povo".

Em 10 de outubro de 2017, os movimentos rivais palestinos Fatah e Hamas deram início a uma nova ronda de conversações para reconciliação, mediada por autoridades do Egito e dedicada ao funcionamento do governo da unidade nacional da Palestina na Faixa de Gaza.