Brasil

11 de outubro de 2017 - 16h19

 Argentina na Copa e EUA fora. Saiba mais sobre as eliminatórias

   

Na Europa a seleção da Suécia terminou em segundo lugar pelo grupo A ao conseguir segurar o apetite holandês, que precisava de 7 gols, e conseguiu apenas 2 em Amsterdam. Assim, os suecos disputarão a repescagem, já que a primeira vaga ficou com a, já classificada, França, e a Holanda está eliminada. Também na Europa, a seleção portuguesa, de Cristiano Ronaldo, venceu a Suiça por 2 a 0, e jogou os suiços para a repescagem.

Ainda no continente europeu, a Grécia passou pelo fraco Gibraltar e se garantiu na repescagem pelo grupo H, a Bélgica ficou com a primeira posição. As outras seleções garantidas na Europa são: Islândia, que disputará sua primeira Copa, a Espanha, Inglaterra, Polônia, Sérvia e Alemanha, com a melhor campanha das eliminatórias. Disputam a repescagem, além de Suécia, Grécia e Suiça, a Irlanda do Norte, Dinamarca, Irlanda, a tetra campeã mundial, Itália, e a Croácia.

Pela Concacaf, federação que reúne as Américas Central e do Norte, a grande surpresa ficou por conta da classificação do Panamá, que vai pela primeira vez para uma Copa do Mundo. Os panamenhos venceram em casa a Costa Rica por 2 a 1, com um gol pra lá de polêmico. Os outros classificados são México e Costa Rica. A seleção de Honduras disputará a repescagem contra a Austrália. A decepção nessa região das eliminatórias ficou por conta da queda dos EUA, que com a derrota frente Trinidad e Tobago, 2 a 1, estão fora da Rússia em 2018.

Na América do Sul, a rodada foi de fortes emoções. O Brasil, que terminou na liderança isolada e já estava classificado, venceu o Chile por 3 a 0 em São Paulo, deixando os chilenos fora da Copa do Mundo. O drama argentino começou com o Equador abrindo o placar no começo do jogo, mas teve em Messi a grande figura do jogo. O camisa 10 marcou 3 e garantiu os bi campeões no mundial. As outras seleções que já carimbaram o passaporte são Uruguai e Colômbia que empatou com o Peru. Os peruanos, por sua vez, graças ao um gol salvador do flamenguista Guerrero, mantém o sonho de disputar uma Copa, o que não acontece desde 1982, e para isso precisam bater a Nova Zelândia na repescagem.

Outros países que disputarão a Copa do Mundo de 2018 são, Irã, Coreia do Sul, Japão, Arábia Saudita, Nigéria e Egito. Restam apenas 9 vagas em aberto para a Copa de 2018.


 Thiago Cassis é jornalista e integrante do coletivo Futebol, Mídia e Democracia.

  • VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENCAMINHAR

Últimas Mais