Aníbal e Serra entram na briga contra Doria

A briga interna do PSDB, que se tornou pública e se dá por meio da mídia, continua em alta temperatura. Após a divulgação de um vídeo de Alberto Goldman, vice-presidente nacional da legenda e ex-vice governador de São Paulo, em que faz duras críticas ao prefeito de São Paulo, o também tucano João Doria – que respondeu ao correligionário o chamando de “improdutivo, um fracassado” – o ex-senador José Aníbal (SP), presidente do Instituto Teotônio Vilela, entrou na peleja.

Tucanos PSDB - Ilustração: Bessinha

Ele classificou a reação de Doria como “péssima, um desastre”, pois, segundo ele, atacar uma pessoa “com a história e a competência do Goldman com essa virulência não tem por onde defender”.

Mas Aníbal aproveitou para dar um empurrãozinho para a saída de Doria do PSDB. Disse que as condições dele em ser o candidato da legenda “se tornaram muito mais adversas em relação a seu projeto presidencial”.

Outro a sair em defesa de Goldman, aumentando o isolamento de Doria, foi o senador José Serra, que a fez elogios a Goldman e a sua trajetória política e disse que ele “esteve sempre do lado certo” e “merece todo o nosso respeito”. Goldman foi vice de Serra quando este era governador de São Paulo.

Enquanto os tucanos de São Paulo não se bicam, nos bastidores, os aliados de Temer tentam convencer o governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) a liberar sua bancada para a votação da segunda denúncia contra Temer. Na primeira, a bancada tucana rachou e os deputados de São Paulo votaram integralmente contra Temer.

O PSDB também está sob intervenção do governo após bancar o nome de Bonifácio Andrada, de Minas Gerais, como relator da denúncia da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. A indicação contrariou a bancada do PSDB na Casa, que defende o desembarque da sigla do governo.