Alumar prejudica metalúrgicos no MA para esperar reforma trabalhista

O Sindicato dos Metalúrgicos de São Luís, filiado à Fitmetal, denuncia abusos e intransigência da Alcoa/Alumar, que estaria impedindo a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT 2017/2018) da categoria, cujo atraso já ultrapassa sete meses desde a data-base (1° de março). A empresa também deixou de pagar aumento real e qualquer abono aos empregados neste ano. O Sindmetal vai acionar judicialmente a Alumar e as outras empresas que ainda não firmaram acordos

Alcoa Alumar atrasa negociação para esperar vigir reforma trabalhista - Reprodução

Segundo o presidente do Sindicato, José Maria Araujo, a empresa está impedindo que o Sindicato Patronal assine a CCT, afirmando que pretende aguardar a vigência das novas regras da CLT – no dia 13 de novembro – com claro objetivo de valer-se da reforma trabalhista que retira garantias e direitos do trabalhador e demonstrando a falta de responsabilidade social com os trabalhadores. “A Alumar chegou a mover ação judicial contra o sindicato dos trabalhadores, buscando judicializar e impedir a negociação em favor dos empregados”, informa.

O Sindicato afirma ainda que a empresa é reincidente em práticas abusivas contra os funcionários e sindicalistas, como a perseguição a cipeiros; manipulação de normas de certificação; terceirização irregular; cortes no pagamento de Participação nos Lucros (PLR); fraudes que prejudicam a aposentadoria dos trabalhadores, além dos graves danos ambientais que prejudicam o ecossistema do estado e mortes/acidentes no local de trabalho.

“Pedimos atenção das autoridades contra os abusos dessa empresa multinacional que retira lucros vultosos com a exploração dos trabalhadores e dos recursos naturais”, afirma o presidente da entidade.