Brasil e França vão desenvolver biocombustível

Brasil e França desenvolverão projetos de produção de biocombustível em países africanos e caribenhos, em especial no Haiti. A proposta será apresentada em julho, na próxima reunião do G-8 (sete países mais ricos do mundo e a Rússia) em São Petersburgo, n

O acordo de cooperação foi firmado durante a visita do presidente francês, Jacques Chirac, a Brasília. Chirac, que se encontrou com o presidente Lula no Palácio da Alvorada, elogiou o Bolsa Família, programa de transferência de renda do governo federal, e a missão brasileira no Haiti. Para o presidente francês, o Brasil "deu a mão" de que o Haiti precisa para sair do caos. Lula destacou outras iniciativas franco-brasileiras de apoio às nações em desenvolvimento, como a adoção de uma taxa sobre passagens aéreas internacionais para a criação de uma central internacional de compra de medicamentos, para que os países pobres tenham acesso a remédios contra aids, malária e tuberculose.
"Nossa parceria é exemplo de como países desenvolvidos e em desenvolvimento podem trabalhar juntos em favor das nações mais pobres", afirmou Lula. Além do combustível renovável, os governos brasileiro e francês firmaram acordos também para intercâmbio de funcionários diplomáticos, promoção de desenvolvimento tecnológico de empresas de pequeno e médio porte, estímulo ao ensino dos dois idiomas, criação do Fórum Franco-Brasileiro de Ensino Superior e Pesquisa e implementação do projeto de gestão sustentável de recursos florestais no Brasil.

As informações são da
Agência Brasil