Cooperação tecnológica deve pautar Grupo Brasil e Vietnã

Em funcionamento há cinco anos, Grupo Parlamentar Brasil-Vietnã é reinaugurado com compromisso de integração cultural e econômica entre os dois países. Integrante do grupo, a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) salienta que as diversas possibilidades de cooperação serão debatidas entre os parlamentares. 

BrasilXVietnã - Richard Silva/PCdoB na Câmara

“A troca comercial se amplia. Agora nós esperamos aprofundar o intercâmbio de conhecimento na área tecnológica. É muito importante a diversidade de partidos que integram esse grupo de amizade e a presença de interessados nessa parceria”, reforçou.

As relações diplomáticas entre Brasil e Vietnã foram estabelecidas em 1989, com comércio bilateral que chegou a US$ 3,912 bilhões em 2015, conforme o Ministério das Relações Exteriores. No primeiro semestre de 2017, já se garantiu US$ 1,73 bilhão.

Estas cifras demonstram o potencial de expansão das trocas entre os dois países. Em 2016, o Vietnã foi o quinto maior parceiro comercial do Brasil na Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). O Vietnã é parceiro promissor para investimentos brasileiros nessa região.

Além do embaixador vietnamita, Do Ba Khoa, o ato de reinauguração contou com a presença de senadores, deputados, representantes do Itamaraty, assessores das Forças Armadas, autoridades e integrantes de movimentos sociais.