Metalúrgicos: Agenda para fortalecer plenária nacional no dia 29

O movimento Brasil Metalúrgico amplia as ações em defesa dos direitos, pela integridade das convenções coletivas e contra as agressões da reforma trabalhista de Temer. Na sexta (29) a categoria realiza Plenária Nacional, a partir das 9 horas, no CMTC Clube, na avenida Cruzeiro do Sul, 808, Armênia, São Paulo.

Brasil Metalúrgico prepara plenaria do dia 29 - Reprodução do portal da Agencia Sindical

A organização da plenária da sexta foi finalizada em reunião das lideranças do movimento, nesta terça (26), no Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo. Os organizadores pretendem reunir mais de mil lideranças e ativistas na plenária, quando deverão tirar datas de uma agenda nacional de ações e também aprovar o manifesto do Brasil Metalúrgico.

Movimento amplo e ascendente

Segundo Miguel Torres, presidente da CNTM/Força, o movimento ganha adesões crescentes. “Diversas categorias do setor industrial estão se somando à nossa luta e vão comparecer à plenária. Também teremos no CMTC Clube sindicalistas de outros setores da economia. A unidade contra as maldades ganha mais dimensão e base”, ele comenta.

A mesma informação é corroborada por Marcelo Toledo, secretário de Formação da Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil (Fitmetal), ligada à CTB, que esteve na reunião de organização do evento.

“Hoje, aqui nos Metalúrgicos, outras categorias confirmaram presença na Plenária. Entre eles eletricitários, metroviários e petroleiros. A reunião foi bastante positiva e trouxe uma expectativa muito boa para sexta-feira”, conta Marcelo.

Protestos em 10 de novembro

De acordo com o dirigente, durante a Plenária será lido e aprovado um documento que será, posteriormente, enviado as todas as entidades sindicais. Também ficou acertado que dia 10 de novembro, véspera da entrada em vigor da reforma trabalhista, haverá manifestações por todo o País no chamado “Dia Nacional de Protesto em Defesa dos Nossos Direitos”.

“A Plenária começa por volta das 10 da manhã e encerraremos às 13 horas com uma pequena passeata pela região. Temos que fazer barulho e alertar a população sobre esses ataques brutais que os trabalhadores estão sofrendo, porque todos serão afetados”, ressalta Marcelo.

Os organizadores pretendem massificar as bandeiras do movimento, como meio de barrar a aplicação prática das maldades pelo patronato. Após a Plenária Nacional, sairá uma segunda edição do jornal Brasil Metalúrgico, para os locais de trabalho e pontos de concentração popular.