Correios: Sindicatos da Findect aprovam greve por tempo indeterminado

Trabalhadores dos Correios de São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins e Maranhão, filiados à Federação Interestadual dos Sindicatos dos Correios (Findect) e à CTB, decretaram greve por tempo indeterminado na noite da última terça-feira (26).

trabalahdores dos correios no rj aprovam greve setmbro 2017 - Reprodução do Portal CTB

De acordo com Elias Cesário (Diviza), presidente do Sintect-SP, a principal reivindicação da categoria se refere ao reajuste salarial e a manutenção de todos os benefícios do Acordo Coletivo de Trabalho 2017/18, que a empresa não contemplou durante as mesas de negociação.

Durante as assembleias, os trabalhadores rejeitaram a proposta de reajuste salarial de 3% só em janeiro, e não retroativo a partir da data base (agosto). Outras questões também foram consideradas como pouco promissoras, entre elas, o atual cenário político nacional que encaminha o desmonte dos Acordos Coletivos de Trabalho diante à Reforma Trabalhista.

A Findect e seus sindicatos avaliam que aceitar esse acordo fragiliza o coletivo e os futuros avanços em relação aos direitos e benefícios, diante às ameaças do governo.

“Nós esgotamos as possibilidades de negociação com a direção dos Correios, porém, não houve avanço. A empresa não quer pagar o retroativo da nossa data base que foi em agosto e não avança no diálogo. Os trabalhadores não aceitam retirada e direitos. Portanto, votamos pela greve e vamos continuar lutando”, ressaltou o presidente do sindicato do Sintect-RJ e diretor da Findect, Ronaldo Martins.

Os sindicatos da Findect que decretaram greve correspondem a 75% da carga postal do país. “A greve começou forte. Mas nosso objetivo é ampliar para conseguirmos reabrir o canal de negociação com a empresa”, afirmou Diviza.