TRF absolve pela segunda vez Vaccari e condena Dirceu

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) aumentou a pena do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu em dez anos. O ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores João Vaccari Neto foi absolvido por insuficiência de provas.

Vaccari - Agência Brasil

Dirceu havia sido condenado em primeira instância, pelo juiz federal Sérgio Moro, a 20 anos e 10 meses de prisão no processo que envolve a empreiteira Engevix. Agora, a sentença é de 30 anos, 9 meses e 10 dias de reclusão.

Já Vaccari foi absolvido pela segunda vez por falta de provas, reformando a decisão do juiz Sérgio Moro. Em junho, o TRF absolveu o ex-secretário do PT da condenação proferida em primeira instância por Moro, que o condenou a 15 anos e 4 meses de prisão com base em uma delação no âmbito da Lava Jato.

O julgamento iniciou no dia 13 de setembro e teve pedido de vista do desembargador federal Victor Luiz dos Santos Laus. Essa é a 18 ª apelação criminal da Operação Lava Jato julgada pelo tribunal. O TRF ainda deve analisar recursos da defesa, antes de José Dirceu começar a cumprir a pena.