Comunidade sitiada: Moradores da Rocinha reféns da insegurança

Para a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) o cenário de pânico e tensão instalado na comunidade da Rocinha revela a "falência da política de segurança pública do Rio de Janeiro. Os moradores estão presos em casa por conta da ação que envolve policiais e traficantes no local. Neste sábado (23), mesmo com a chegada de 950 homens das forças armadas – moradores afirmam que os tiroteios ainda foram ouvidos. Na grande Tijuca, confronto entre policiais e criminosos deixaram três mortos.

Favela da rocinha, no Rio de Janeiro - Fernando Frazão/Agência Brasil

"Com a chegada das tropas a gente se sente seguro e inseguro também porque é o medo que predomina. Essa noite foi difícil de dormir. Somente algumas lojas estão abertas, mas podem fechar a qualquer momento", disse o morador, que não quis se identificar.

"Só está saindo de casa quem tem que trabalhar, nossos familiares estão em casa. Para chegar na parte alta da comunidade é difícil, estão fazendo revistas, mandando deixar as motos, só pode subir a pé. Vejo muito policiamento, mas as pessoas não saem porque têm medo de confronto. Está todo mundo preso em casa, isso é muito triste", acrescentou o morador.

Jandira Feghali: Falência da política de segurança do RJ

 “A orientação é não sair de casa. É a falência total. Não temos governo e estamos angustiados, assim como a sociedade, e precisamos ter saídas. Estamos atentos, buscando soluções e saídas para este estado onde tudo faliu”, declarou nesta sexta nas redes sociais a deputada Jandira Feghali.

A operação policial na Rocinha se iniciou no domingo (17) após confronto entre grupos rivais pelo controle do tráfico de drogras na comunidade. Com o acirramento da violência, escolas foram fechadas deixando quase 2.500 alunos sem aulas.

Grande Tijuca tem feridos e mortos

Informaçãoes publicadas na agência Brasil, afirma que confrontos entre policiais militares e traficantes neste sábado resultaram em três homens mortos, três presos e quatro feridos na Usina e no Alto da Boa Vista, na Grande Tijuca. De acordo com a PM, um adolescente de 13 anos sofreu um ferimento à bala e foi encaminhado ao Hospital Souza Aguiar.